Tracionando Volkswagen-Tiguan-Allspace-2018-8-1024x683 Volkswagen Tiguan 2018 chega no próximo ano ao Brasil Brasil Crossovers Volkswagen  utilitário-esportivo Tiguan nova geração linha 2018 lançamento alemão
Volkswagen Tiguan Allspace 2018

A Volkswagen é uma das poucas marcas que ainda não estão investindo no segmento de utilitários-esportivos no mercado brasileiro. Para se ter uma ideia, o modelo mais barato da empresa no País é o Tiguan, que custa a partir de R$ 128.270 e é oriundo de um projeto de 2006. No entanto, este cenário frio da empresa na categoria deve se reverter em breve com a chegada da nova geração do Volkswagen Tiguan, que acaba de ser confirmado para o nosso mercado.

O novo Volkswagen Tiguan fará sua estreia no Brasil em meados do primeiro semestre de 2018, conforme anunciado pela própria marca alemã durante um evento direcionado a alguns veículos de imprensa na Europa. Todavia, ao contrário do modelo atual, o novo crossover terá uma proposta mais familiar, já que será importado diretamente do México na versão topo de linha Allspace, com interior para até sete passageiros.

Tracionando Volkswagen-Tiguan-Allspace-2018-10-1024x683 Volkswagen Tiguan 2018 chega no próximo ano ao Brasil Brasil Crossovers Volkswagen  utilitário-esportivo Tiguan nova geração linha 2018 lançamento alemão
Volkswagen Tiguan Allspace 2018

A variante familiar do novo Tiguan foi uma das atrações da marca no Salão de Genebra, em março, e chegará em breve na Europa e nos Estados Unidos. O carro é bem maior que o nosso Tiguan, com 4,70 metros de comprimento e 2,79 m de distância entre-eixos; contra 4,43 m e 2,61 m, respectivamente, da geração atual. Já o porta-malas tem capacidade para 760 litros (com a terceira fileira de bancos rebatida), enquanto o atual leva até 360 l.

Além de maior, o novo Tiguan Allspace é ainda mais moderno. O utilitário-esportivo é construído a partir da plataforma modular MQB (a mesma do Golf) e oferece uma série de recursos, como faróis em LED; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de frenagem de emergência com monitoramento de pedestres; Park Assist; câmera de ré; sistema proativo de proteção dos ocupantes; assistente de mudança de faixa; ar-condicionado de três zonas; sistema multimídia com MirroLink, Apple CarPlay e Android Auto, entre outros.

Tracionando Volkswagen-Tiguan-Allspace-2018-17-1024x683 Volkswagen Tiguan 2018 chega no próximo ano ao Brasil Brasil Crossovers Volkswagen  utilitário-esportivo Tiguan nova geração linha 2018 lançamento alemão
Volkswagen Tiguan Allspace 2018

Quanto a motorização, todavia, ainda não há detalhes. Espera-se que o Volkswagen Tiguan Allspace 2018 seja oferecido no Brasil com um 2.0 litros TSI de quatro cilindros a gasolina, capaz de desenvolver até 220 cavalos de potência; com transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e tração integral 4Motion.

Porém, pelo menos de início, o novo Tiguan Allspace não vai substituir o modelo atual. A primeira geração do Volkswagen seguirá sendo vendida num patamar inferior, com motor 1.4 TSI de 150 cv. Logo, acredita-se que o novo utilitário-esportivo seja oferecido com preços superiores a R$ 150 mil.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Volkswagen Tiguan 2018 chega no próximo ano ao Brasil

  • Marcelo Pugim

    Ah, não… A VW não via mudar essas lanternas traseiras, e volante não? Muito parecido com o fox, internamente, exceto couro e câmbio.

    • Marcelo, no caso da Volkswagen essas semelhanças são devido à identidade visual da marca. Tanto é que todos os carros da empresa têm o mesmo volante, por exemplo. Mas deve ser um pouco decepcionante comprar um Tiguan e reparar que um carro popular usa parte dos componentes do seu.

      • Marcelo Pugim

        Exato! Quem compra um Tiguan espera mais da montadora. Todas tem sua identidade visual diferenciada por países ou até mesmo uma única mundial, mas um requinte a mais faria toda a diferença. Me senti dentro de um Fox.

        • Justamente, Marcelo. No caso da Volkswagen, as principais diferenças ficam por conta do acabamento e dos recursos tecnológicos.