Tracionando Volkswagen-T-Cross-2019-camuflado-6-750x500 Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo *Destaque Brasil Crossovers Volkswagen  turbo T-Cross linha 2019 detalhes compacto alemão
Volkswagen T-Cross 2019 camuflado

A Volkswagen vai, enfim, lançar o seu primeiro representante para o segmento de crossovers e SUVs compactos. O inédito Volkswagen T-Cross 2019 será apresentado de forma oficial no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro; e deve chegar às concessionárias entre o fim deste ano e o início de 2019.

Recentemente, a marca alemã divulgou os primeiros detalhes do novo T-Cross. Confira todos os principais pontos da novidade da Volkswagen para o Brasil:

Tracionando Volkswagen-T-Cross-2019-camuflado-1-750x500 Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo *Destaque Brasil Crossovers Volkswagen  turbo T-Cross linha 2019 detalhes compacto alemão
Volkswagen T-Cross 2019 camuflado

Visual do novo Volkswagen T-Cross 2019

Como já era de se esperar, o visual do Volkswagen T-Cross 2019 vai seguir o mesmo padrão visual dos outros carros da marca; inclusive com forte inspiração nos novos Jetta e Tiguan Allspace. A dianteira será marcada por faróis mais espichados com LEDs integrados, formando conjunto com uma ampla grade com filetes horizontais cromados.

As versões de entrada terão faróis halógenos, com luz de condução diurna integrada no módulo dos faróis de neblina. Já os modelos mais caros contarão com faróis totalmente em LED; com a luz diurna na parte superior da carcaça do farol.

Haverá ainda para-choque com formato mais robusto; com tomada de ar na parte inferior e faróis de neblina integrados numa peça plástica. A propósito, a grade frontal e os para-choques do modelo brasileiro serão exclusivos em relação ao T-Cross para a Europa.

Já as laterais terão formas mais limpas; com destaque para o vinco que percorre a área das maçanetas e também para as portas mais amplas. A traseira, por sua vez, deve ostentar lanternas quadradas, interligadas por uma barra transversal com refletores e um painel preto.

O T-Cross 2019 estará disponível em oito opções de cores para a carroceria; com opção de pintura bicolor com teto contrastante na cor preta.

Ele será construído a partir da plataforma modular MQB, a mesma usada no Polo, Virtus, Golf, Jetta, Tiguan, entre outros. Nas dimensões, serão 4,19 metros de comprimento; 1,56 m de altura (1 cm a mais que o europeu) e 2,65 m na distância entre-eixos (a maior do segmento e 8,8 cm maior que a do europeu).

Tracionando Novo-Polo-750x500 Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo *Destaque Brasil Crossovers Volkswagen  turbo T-Cross linha 2019 detalhes compacto alemão
Painel do T-Cross 2019 deverá lembrar o do Polo

Interior do novo Volkswagen T-Cross 2019

Pulando para o interior, espera-se que o novo T-Cross tenha um painel bastante semelhante com o do Polo; bem como o restante das peças (como bancos e portas). O carro terá como destaque o amplo espaço interno, graças ao entre-eixos idêntico ao do Virtus; que atualmente é uma das referências em espaço na categoria.

Além disso, o T-Cross 2019 vai priorizar também os recursos tecnológicos. Haverá itens como o painel de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração e ainda uma central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas; capaz de espelhar a tela de smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.

O porta-malas do novo T-Cross 2019 terá capacidade para 373 litros de bagagens; podendo chegar a 420 litros com o banco traseiro em posição reajustada.

Equipamentos do novo Volkswagen T-Cross 2019

O T-Cross 2019 promete ser um dos mais equipados da categoria. A variante mais cara terá itens como faróis full LED; luzes diurnas de LED; sistema de som premium Beats com sete alto-falantes; painel de instrumentos Active Info Display totalmente digital; central multimídia com tela de oito polegadas, Android Auto, Apple CarPlay e navegador GPS; quatro entradas USB na cabine (duas na frente e duas atrás); destravamento das portas sem chave; partida por botão e até o sistema Park Assist 3.0, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais e agora com função de freio de manobra.

Haverá ainda sistema de frenagem automática pós-colisão, que freia o carro automaticamente em caso de acidente; e detector de fadiga, que detecta a perda de concentração do motorista e recomenda uma pausa para descanso.  Ele terá também o seletor do perfil de condução com os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.

Todas as versões sairão de fábrica com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina) e controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Tracionando Volkswagen-T-Cross-2019-camuflado-5-750x500 Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo *Destaque Brasil Crossovers Volkswagen  turbo T-Cross linha 2019 detalhes compacto alemão
Volkswagen T-Cross 2019 camuflado

Motor, consumo e desempenho do novo Volkswagen T-Cross 2019

A gama de motores será outro grande atrativo do novo T-Cross 2019. Conforme já especificado pela Volkswagen, o utilitário-esportivo estará disponível com dois motores; ambos da linha TSI e dotados de turbo.

As configurações mais em conta serão dotadas do motor 1.0 TSI flex de três cilindros; já encontrado em modelos como Polo, Virtus e Golf.

Ele consegue desenvolver 115 cavalos de potência com gasolina e 128 cv com etanol, a 5.500 rpm; e torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis, já a partir de 2.000 rpm. Tal propulsor estará associado ao câmbio manual de cinco velocidades ou o automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque.

No Polo e no Virtus, este conjunto é suficiente para leva-los aos 100 km/h em cerca de 10 segundos e fazer atingir velocidade máxima de 194 km/h. Já o consumo fica na casa dos 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Já os modelos mais caros contarão com o aclamado propulsor 1.4 TSI flex de quatro cilindros; herdado de modelos como Golf, Jetta e Tiguan Allspace. São 150 cv, a 4.500 rpm, e 25,5 kgfm, a 1.500 rpm; também atrelado à transmissão Tiptronic de seis velocidades.

Tal aparato é capaz de levar o Golf aos 100 km/h em 9 segundos e atingir máxima de 200 km/h. O consumo é de cerca de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina.

Em todos os casos, a tração será somente dianteira.

Tracionando Volkswagen-T-Cross-2019-camuflado-3-750x500 Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo *Destaque Brasil Crossovers Volkswagen  turbo T-Cross linha 2019 detalhes compacto alemão
Volkswagen T-Cross 2019 camuflado

Preços do novo Volkswagen T-Cross 2019

Os preços do novo Volkswagen T-Cross 2019 ainda não foram divulgados. Todavia, levando em consideração os rivais e também os modelos Polo, Virtus e Tiguan; é de se esperar que o crossover compacto alemão tenha preços a partir de aproximadamente R$ 90 mil; podendo chegar a R$ 120 mil em sua configuração mais equipada e com todos os opcionais.

Fotos do novo Volkswagen T-Cross 2019

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Novo Volkswagen T-Cross 2019: tudo sobre o SUV do Polo