Muitas vezes as montadoras realizam ações inusitadas para promover seus veículos. No entanto, em muitos casos essas ações chegam a beirar o limite. Desta vez, a alemã Porsche usou um Cayenne para rebocar nada menos que uma aeronave, mais especificamente um Airbus A380, considerado o maior avião de passageiros do mundo. E não é que o Porsche Cayenne foi capaz de puxar o avião numa distância de 42 metros?

O modelo do Cayenne utilizado foi um “ Turbo S”, equipado com um motor 4.1 V8 turbodiesel de 385 cavalos de potência e 86,7 kgfm de torque; associado ao câmbio Tiptronic S de oito marchas e tração nas quatro rodas. A unidade não sofreu nenhuma modificação em relação as encontradas nas concessionárias; com exceção de um acessório especial para instalar a barra de reboque.

Tracionando porsche-cayenne-airbus-a380-5-750x500 VÍDEO: Porsche Cayenne reboca aeronave de 285 toneladas Crossovers Porsche Vídeos  utilitário-esportivo reboque premium Cayenne avião alemão aeronave
Porsche Cayenne rebocando o Airbus A380

Já o Airbus A380, de dois andares e com peso de 285 toneladas, foi emprestado pela Air France. Para se ter uma ideia, a aeronave tem “apenas” quatro turbinas e conta com comprimento de 73 metros; enquanto o Porsche Cayenne é 15 vezes menor, com 4,8 m. A façanha foi alcançada no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, na França.

“Eu fiz isso – fiquei tão aliviado! Não costumamos ir tão longe para testar os limites dos nossos carros… mas acho que hoje chegamos muito perto. Eu poderia dizer que ele estava trabalhando duro, mas o Cayenne não reclamou e seguiu em frente. Meus retrovisores estavam completamente cheios de Airbus, que era interessante. Nossos carros podem ir um pouco além do que os nossos clientes podem esperar. Mas mesmo assim, o que o Cayenne fez hoje foi notável – nós dirigimos o carro em Londres – e eu pretendo conduzi-lo em casa novamente, após ter rebocado um A380”, disse o técnico da Porsche, Richard Payene, que conduziu o crossover.

Com esse feito, o Cayenne entra para o Guinness Book of Records, superando o recorde anterior de uma aeronave de 115 toneladas.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

VÍDEO: Porsche Cayenne reboca aeronave de 285 toneladas