Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Para se equiparar à concorrência, a Toyota acaba de lançar a nova geração do RAV4 no mercado brasileiro. O modelo chega com um atraso de pouco mais de um ano em relação à versão internacional e traz uma grande surpresa: a motorização híbrida. E o interessante é que o novo Toyota RAV4 2019 oferece tal tecnologia por um preço equiparável ao da concorrência.

Com um motor a gasolina e outros três elétricos que rendem uma potência combinada de 222 cavalos; visual e interior atualizados; plataforma TNGA do Prius e boa lista de equipamentos, o novo RAV4 2019 parte de R$ 165.990. Este preço é próximo ao do Peugeot 3008 Griffe 1.6 THP, que custa R$ 160.990; do Jeep Compass Longitude 2.0 Diesel, de R$ 156.990; e do Chevrolet Equinox Premier 2.0, por R$ 170.390.

Além disso, o novo RAV4 2019 tem uma bela vantagem frente ao seu principal rival: o Honda CR-V 2019. Este modelo tem motor 1.5 turbo por R$ 194.900. Para se ter uma ideia, o novo RAV4 híbrido mais completo custa R$ 14,9 mil a menos.

Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Visual do novo Toyota RAV4 2019

Em sua quinta geração, o novo RAV4 2019 traz um visual totalmente novo. O modelo nada tem a ver com a antiga geração. A dianteira tem formas mais agressivas, marcadas pelos faróis espichados e afilados em posição mais angular; além da grade hexagonal. O para-choque ficou mais robusto graças ao aplique em plástico preto inferior que envolve a tomada de ar; além dos recortes modernos no entorno dos faróis de neblina.

As laterais parecem ser meio desajeitadas numa primeira vista; sobretudo pela enorme profusão de vincos e detalhes côncavos na parte traseira. Todavia, o conjunto é interessante e conversa bem com a dianteira e a traseira da carroceria. As caixas de roda são quadradas e a linha de cintura é ligeiramente mais baixa que o capô e para-brisa. Há também vincos marcantes acima das maçanetas e na base das portas.

Partindo para a traseira, o destaque fica para o enorme vidro que tem detalhes em preto nas extremidades. Logo abaixo há as lanternas horizontais que invadem o porta-malas e são conectadas por um friso cromado. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico na versão topo de linha e abriga o suporte de placa. O para-choque segue a mesma ideia da peça dianteira.

De acordo com a Toyota, o RAV4 Hybrid 2019 está mais baixo, mais ágil e mais estável; graças às mudanças nas dimensões em relação ao modeo anterior. Ele está mais baixo em 1 centímetro para atingir um centro de gravidade igualmente mais baixo. Já a largura foi ampliada em também ‘1 cm. Para beneficiar o espaço para as pernas dos ocupantes, o entre-eixos cresceu 3 cm.

Além disso, ele tem maior distância mínima em relação ao solo, com 1,5 cm a mais. As rodas cresceram uma polegada e agora são de 18 polegadas.

O novo RAV4 tem 4,6 metros de comprimento; 1,6 m de largura (ou 1,85 m considerando os retrovisores) e 1,68 m de altura, com entre-eixos de 2,69 m.

Vale lembrar que o novo RAV4 2019 agora é construído a partir da plataforma modular TNGA, a mesma do Prius e da nova geração do Corolla. A Toyota diz que esta nova base entrega um maior conforto ao dirigir; uma cabine mais espaçosa e prática; maior segurança e é projetada com materiais ecológicos para diminuir o impacto ambiental.

Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Interior do novo Toyota RAV4 2019

Por dentro, o novo RAV4 2019 também sofreu uma boa evolução em relação ao antigo. O painel foi totalmente redesenhado e agora está alinhado com a nova filosofia da Toyota. O destaque fica para o painel em dois andares; a tela “flutuante” da central multimídia e o console central mais elevado. Em relação ao acabamento, há detalhes cromados, prateados e em preto brilhante. Ele dispõe ainda de iluminação ambiente.

Todas as versões do novo Toyota RAV4 são dotadas de uma tela colorida TFT de sete polegadas, que permite ao motorista escolher entre um display analógico ou digital. O volante é revestido em couro e dispõe de comandos de áudio, telefone e controle de cruzeiro no S Hybrid; ou comandos de áudio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de cruzeiro adaptativo no SX Hbrid.

Os bancos dianteiros foram redesenhados para manter a postura do motorista e passageiro correta até mesmo em estradas sinuosas. No do motorista, há ajustes elétricos de distância, altura e lombar e memória para distância e altura.

No porta-malas, há capacidade para 580 litros.

Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Versões do novo Toyota RAV4 2019

O RAV4 2019 está disponível em duas versões de acabamento: a S, de entrada; e a SX, topo de linha. Ambas se diferem apenas pela lista de equipamentos.

No caso do RAV4 SX 2019, há uma lista de itens de série mais recheada. Este modelo traz recursos extras de segurança; de tecnologia e de conforto. Entre os equipamentos, há piloto automático adaptativo e teto solar elétrico.

Veja as versões do RAV4 2019:

  • Toyota RAV4 Hybrid S 2019
  • Toyota RAV4 Hybrid SX 2019
Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Equipamentos do novo Toyota RAV4 2019

Toyota RAV4 S 2019

Segurança: airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade; controle de tração; controle de reboque e oscilação; assistente de partida em rampas; faróis de neblina com lâmpadas de direcionamento; lanterna de neblina; sensor de chuva; faróis com acendimento automático; Isofix; monitoramento de pressão dos pneus; alarme antifurto com imobilizador; encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes; alerta para cintos de segurança dianteiros, entre outros.

Conforto: ar-condicionado automático digital de duas zonas com saída traseira; banco do motorista com ajustes elétricos de distância, altura e lombar; banco do motorista com memória para altura e distância; banco do passageiro dianteiro com ajuste manual de altura e distância; bancos traseiros bipartidos, rebatíveis, com descansa-braço central e porta-copos; assentos dianteiros com ventilação; volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade; piloto automático; chave presencial; partida do motor por botão; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos elétricos com setas em LED e aquecimento;

Visual e acabamento: bancos revestidos em couro; faróis em LED com ajuste automático de altura; lanternas traseiras em LED; detalhes internos cromados e prateados; dupla ponteira de escape; luzes de condução diurna em LED; volante de três raios revestido em couro natural; tapetes dianteiros e traseiros em carpete; antena Shark Fin, entre outros.

Tecnologia: oferece câmera de ré; computador de bordo com tela colorida em TFT de sete polegadas; indicador de direção econômica Eco-driving; seletor de modos de condução (Normal, Eco, EV elétrico e Sport); sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, espelhamento de smartphones, DVD player e Bluetooth; sistema de som com seis alto-falantes, entre outros.

Toyota RAV4 SX 2019

Segurança: se diferencia pelo assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática acima de 20 km/h; farol alto automático; sistema de alerta de oscilação e alerta de mudança de faixa e sistema de permanência de faixa com controle de direção.

Conforto: adota tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico por acionamento interno ou sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro);

Visual e acabamento: agrega teto solar tipo Wide Moonroof.

Tecnologia: tem ainda carregador de celular sem fio ou por indução; piloto automático adaptativo acima de 40 km/h e paddle shifts para trocas manuais de marcha no volante.

Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Motor do novo Toyota RAV4 2019

Este é, sem dúvidas, o principal chamariz da nova geração do RAV4 no mercado brasileiro. O modelo abandonou o motor 2.0 litros a gasolina usado na antiga geração e agora oferece um conjunto híbrido; dotado de um propulsor a gasolina e outros três motores elétricos, que juntos desenvolvem 222 cavalos de potência.

Sob o capô, há um motor 2.5 litros DOHC de quatro cilindros e 16 válvulas a gasolina. Ele tem sistema VVT-i de sincronização de válvulas variável, que altera os tempos de abertura das válvulas de admissão; além de sistema de injeção de combustível direta e indireta, que adapta a injeção às condições de condução para maior entrega de potência e redução no consumo de combustível.

Já o sistema elétrico com três motores é alimentado por uma bateria de níquel-hidreto metálico II 11% mais leve que o sistema anterior. Essa bateria recarrega automaticamente quando o carro desacelera ou freia. Ou seja, dispensa a recarga por meio de uma tomada externa.

O aparato inclui também a nova transmissão automática HEV Transaxle do tipo CVT; com um diferencial pré-engatado. Há também sistema de tração inteligente AWD nas quatro rodas; que fornece torque às rodas traseiras conforme a situação através de um dos motores elétricos e tem ainda a função Auto LSD, usada para sair das condições de deslizamento por meio do bloqueio das rodas.

A Toyota diz que o RAV4 Hybrid 2019 pode rodar cerca de 1.000 km com um tanque de combustível de 55 litros.

O modelo entrega consumo médio de 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

Toyota RAV4 2019
Toyota RAV4 2019

Preços do novo Toyota RAV4 2019

Confira abaixo os preços do novo RAV4 2019:

  • Toyota RAV4 S Hybrid 2019: R$ 165.990
  • Toyota RAV4 SX Hybrid 2019: R$ 179.990

Fotos do novo Toyota RAV4 2019

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Toyota RAV4 2019: tudo sobre o SUV híbrido de R$ 165.990

Toyota RAV4 2019: tudo sobre o SUV híbrido de R$ 165.990
5 (100%) 2 vote[s]