Toyota Hilux 2017 na segunda etapa do teste do alce
Toyota Hilux 2017 na segunda etapa do teste do alce

No teste do alce realizado em setembro do ano passado, a Toyota Hilux 2017 passou vexame ao quase capotar numa simulação de desvio rápido de trajetória em velocidades de 64 a 68 km/h; para simular o desvio de um animal na pista. Segundo especialistas, tal problema poderia ser solucionado com uma atualização no controle eletrônico de estabilidade (ESP). A Toyota trabalhou e apresentou recentemente um novo exemplar da Hilux com o ESP atualizado. E, pela primeira vez na história, a picape japonesa foi aprovada no teste!

Como mostra o vídeo divulgado pela revista sueca Teknikens Värld, a Toyota Hilux mostrou um bom comportamento nos testes. Isso é devido a uma recalibragem do ESP e também uma nova pressão aplicada nos pneus com carga máxima – os testes são realizados com carga de 800 kg na caçamba e peso equivalente a quatro pessoas na cabine. Com isso, a picape foi capaz de manter todas as suas rodas em contato com o solo durante a avaliação.

Toyota Hilux 2017 na segunda etapa do teste do alce
Toyota Hilux 2017 na segunda etapa do teste do alce

A unidade da Hilux usada para testes foi equipada com instrumentos de medição no para-choque. Eles agem como sensores que medem o grau de inclinação da carroceria do veículo e detectam se uma roda perde o contato com o solo.

Entretanto, vale ressaltar que o teste com a Toyota Hilux 2017 foi realizado em Barcelona, na Espanha. A revisa sueca já informou que irá testar novamente a Hilux aprimorada em sua pista de testes na Suécia para confirmar se o ESP e pneus corrigidos foram implantados em todos os modelos.

A propósito, essas alterações serão promovidas apenas na Hilux Cabine Dupla oferecida na Europa. Pelo menos por enquanto, ainda não se sabe se a Hilux vendida no mercado brasileiro (importada da Argentina) receberá essas alterações.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

VÍDEO: Toyota Hilux 2017 recebe mudanças no ESP e passa no teste do alce