Tracionando Toyota-FT-4X-Concept-2018-1-1024x683 Toyota FT-4X Concept antecipa novo jipe da marca Conceitos Salões do Automóvel SUVs Toyota  utilitário-esportivo Salão de Nova York jipe japonês FT-4X Concept Estados Unidos
Toyota FT-4X Concept 2018

Os utilitários são, sem dúvidas, a sensação do momento. Tanto é que muitas marcas estão até ressuscitando alguns modelos antigos. A Toyota, por exemplo, está apresentando no Salão do Automóvel de Nova York (EUA) o inédito FT-4X Concept; que é inspirado no “falecido” FJ Cruiser e pode antecipar um novo modelo da fabricante japonesa para o segmento de jipes. Além do visual, o novo Toyota FT-4X Concept aposta em dimensões compactas.

“Como designers, estamos investindo em profunda reflexão sobre a conexão emocional com os nossos carros”, disse o presidente de design da marca, Kevin Hunter. “O Toyota FT-4X não é simplesmente um conceito onde o estilo atende a função. É uma experiência atenciosa, encantadora e envolvente que acrescenta prazer real e conveniência para a viagem. Nós nos concentramos em como um veículo utilitário pode adicionar diversão e valor para aventuras e casuais; tanto dentro como fora da cidade, pensando em como alguém iria usá-lo e o que eles gostariam de fazer com ele”, concluiu.

Tracionando Toyota-FT-4X-Concept-2018-7-1024x683 Toyota FT-4X Concept antecipa novo jipe da marca Conceitos Salões do Automóvel SUVs Toyota  utilitário-esportivo Salão de Nova York jipe japonês FT-4X Concept Estados Unidos
Toyota FT-4X Concept 2018

A respeito do visual, o novo Toyota FT-4X Concept apresenta formas mais modernas, mas ainda assim com uma série de elementos que remetem ao FJ Cruiser. A dianteira chama a atenção por um detalhe na cor branca que incorpora o nome da marca; os faróis de LED e as luzes indicadoras de direção nas extremidades. O para-choque tem formato mais limpo e uma ampla tomada de ar inferior.

Nas laterais, o carro tem linhas mais retas, em especial pelo desenho da carroceria e o formato das janelas. Há também caixas de roda com formato mais pronunciado. Por fim, a traseira do jipe conceitual conta com lanternas verticais, que formam conjunto com uma moldura branca que nada mais é que uma espécie de prolongamento do teto.

Tracionando Toyota-FT-4X-Concept-2018-14-1024x683 Toyota FT-4X Concept antecipa novo jipe da marca Conceitos Salões do Automóvel SUVs Toyota  utilitário-esportivo Salão de Nova York jipe japonês FT-4X Concept Estados Unidos
Toyota FT-4X Concept 2018

Por dentro, o protótipo conta com uma série de elementos mais “rústicos”, sobretudo no painel e nas portas. Há ainda uma série de sacadas interessantes, como o sistema de som que pode ser desencaixado para uso externo (assim como as lanternas internas); retrovisor equipado com uma câmera GoPro que grava o trajeto; descansa braço do motorista que se transforma num saco de dormir e puxadores de porta que podem servir como garrafas d’água.

De acordo com a Toyota, o habitáculo do carro é dividido em três zonas: zona limpa, zona úmida e zona de carga traseira. Na primeira, há os dois bancos dianteiros. Na segunda, há uma área em torno dos dois bancos. Por fim, na terceira, há um compartimento com tampa deslizante na área de carga.

Tracionando Toyota-FT-4X-Concept-2018-32-1024x683 Toyota FT-4X Concept antecipa novo jipe da marca Conceitos Salões do Automóvel SUVs Toyota  utilitário-esportivo Salão de Nova York jipe japonês FT-4X Concept Estados Unidos
Toyota FT-4X Concept 2018

O FT-4X Concept mede 4,24 metros de comprimento; 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, com distância entre-eixos de 2,63 m. Essas dimensões são resultados do uso da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), a mesma do novo Toyota C-HR e do híbrido Prius.

No entanto, pelo menos por enquanto, ainda não se sabe se o novo Toyota FT-4X chegará à linha de produção.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Toyota FT-4X Concept antecipa novo jipe da marca