Tracionando Renault-Koleos-2018-21-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

A Renault contava com uma estratégia diferente no mercado brasileiro. Até a chegada do Captur, a linha da marca não tinha nenhum modelo “verdadeiramente” Renault; visto que os compactos Logan, Sandero e Duster são Dacia (marca de baixo custo da empresa), enquanto o Fluence é da coreana Samsung. Todavia, para melhorar seu posicionamento no País; a fabricante vai oferecer novos modelos. E uma dessas novidades é o inédito Renault Koleos.

O novo Renault Koleos já é comercializado no mercado europeu e foi apresentado aos consumidores brasileiros na última edição do Salão de São Paulo. Em nosso mercado, o crossover de porte médio vai se posicionar como o carro mais caro da empresa; trazendo tudo que há de melhor para tentar desbancar modelos como Honda CR-V, Kia Sorento e Hyundai Santa Fe.

Tracionando Renault-Koleos-2018-23-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

Renault Koleos 2018 – visual e dimensões

Você provavelmente deve ter clicado nesta matéria pela imagem em destaque, não é mesmo? Pois bem, o Koleos chama mesmo a atenção, sobretudo pessoalmente; embora tenha um visual bastante sóbrio. Ao contrário de boa parte dos outros carros da Renault, o utilitário-esportivo tem um ar mais refinado e de veículo mais caro (apesar de ser realmente um). As linhas são bem resolvidas e seguem o padrão visual da montadora.

Na parte dianteira da carroceria, o destaque vai para os faróis afilados totalmente em LED, que contam com um prolongamento na parte inferior que incorpora parte das luzes de condução diurna. As peças são interligadas a enorme grade, que tem uma série de filetes e moldura cromados e o logotipo de losango da marca no centro. O para-choque conta com parte inferior em plástico preto e outros detalhes cromados.

Já nas laterais, o Renault Koleos 2018 é mais “limpo”, mas com formas mais robustas nos para-lamas. O carro revela ainda seu porte mais avantajado, evidenciado pela linha de cintura elevada e a ampla área envidraçada. Por fim, na traseira, o crossover médio conta com enormes lanternas que invadem praticamente toda a porção central da tampa do porta-malas; enquanto o para-choque tem detalhes que tentam simular ponteiras de escape.

O Koleos mede 4.670 mm de comprimento; 1.840 mm de largura e 1.670 mm de altura; com distância entre-eixos de 2.710 mm. A distância em relação ao solo é de 213 mm, enquanto os ângulos de ataque e saída são de 19º e 26º, respectivamente.

Tracionando Renault-Koleos-2018-26-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

Renault Koleos 2018 – interior

Passando para o lado de dentro, o Renault Koleos exibe bom acabamento e formas mais atuais. O painel conta como destaque o console central, que ostenta saídas de ar verticais e uma enorme tela vertical sensível ao toque do sistema multimídia; além dos comandos do ar-condicionado. Há também um painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais e volante multifuncional (parecido com o do Captur).

No que se diz respeito a acabamento, o Koleos conta com plásticos emborrachados por todos os lados; além de detalhes em alumínio e preto piano. Os bancos, apoio de braço nas portas e apoio de braço central podem ser revestidos em couro nas mais diversas tonalidades; como marrom, cinza claro e preto.

O espaço interno do Renault é suficiente para acomodar até cinco pessoas, sendo que os ocupantes do banco de trás contam com um vão livre de 28,9 centímetros para as pernas. Já o porta-malas tem capacidade para 458 litros, podendo ser ampliado para 1.690 l com o rebatimento do banco traseiro. Há também 35 litros de porta-objetos, incluindo um compartimento de 11 litros no porta-luvas e outro de 5 litros no console central.

Tracionando Renault-Koleos-2018-2-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

Renault Koleos 2018 – equipamentos

Ao que tudo indica, o novo Renault Koleos será oferecido no mercado brasileiro apenas na versão mais equipada. Logo, é de se esperar seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina); controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; sistema de frenagem de emergência; aviso de saída de faixa; reconhecimento de sinal de tráfego com aviso de velocidade excedente; aviso de ponto cego; detector de fadiga do motorista; sistema de farol alto automático; sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros; câmera de ré e assistente de estacionamento.

A lista inclui ainda rodas de liga-leve de 18 polegadas; sistema multimídia R-Link com tela de 7 ou 8,7 polegadas, navegador 3D, Bluetooth e reconhecimento de voz; painel de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas; sistema de som Bose com 12 alto-falantes; bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento; teto solar panorâmico; ar-condicionado de duas zonas; tampa do porta-malas com abertura elétrica por aproximação, entre outros.

Tracionando Renault-Koleos-2018-4-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

Renault Koleos 2018 – motorização

Sob o capô do novo Koleos 2018, haverá o motor 2.5 litros de quatro cilindros; dotado de duplo comando de válvulas e comando por corrente. Ele consegue desenvolver 170 cavalos de potência e 23,7 kgfm de torque, sendo que 20,4 kgfm já estão disponíveis a apenas 1.800 rpm. Junto a ele está o câmbio automático Xtronic do tipo CVT (continuamente variável) e tração dianteira ou nas quatro rodas.

De acordo com dados da Renault, o crossover médio é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 200 km/h. O consumo médio de combustível é de 12,3 km/l, com emissões de CO2 de 188 g/km.

Tracionando Renault-Koleos-2018-6-1024x683 Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover Brasil Crossovers Renault  utilitário-esportivo topo de linha médio linha 2018 Koleos importado francês
Renault Koleos 2018

Renault Koleos 2018 – preços

Pelo menos por enquanto, ainda não se sabe por quanto o novo Koleos será oferecido no Brasil. Entretanto, tendo como base os preços dos rivais CR-V, Sorento e Santa Fe; é de se esperar que o novo crossover da Renault seja oferecido por algo em torno de R$ 160 mil.

Seu lançamento é aguardado para o primeiro semestre ou o início do segundo semestre de 2017.

Renault Koleos 2018 – galeria de fotos e vídeo

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Renault Koleos 2018: saiba o que esperar do crossover