Tracionando Renault-Duster-em-crash-test-do-Global-NCAP-750x500 Renault Duster tira zero estrela em teste do Global NCAP Crossovers Renault Segurança  utilitário-esportivo indiano Índia Global NCAP Duster crash test compacto
Renault Duster em crash test do Global NCAP

O Global NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos automóveis disponíveis no mercado, acaba de submeter o Renault Duster aos testes de impacto. E os resultados não foram nada animadores: a versão do crossover sem airbags frontais, disponíveis no mercado indiano; teve a decepcionante pontuação de zero estrela para a proteção de ocupante adulto.

De acordo com o divulgado, “o teste de colisão mostrou que, devido à falta de airbags, as lesões do motorista teriam sido inaceitavelmente elevadas”. No caso da proteção de ocupante criança no assento traseiro, a pontuação foi de duas estrelas.

A instituição avaliou ainda uma versão mais equipada do Renault Duster, dotada de airbag frontal apenas para o motorista. Com isso, o Duster conseguiu uma pontuação de três estrelas para a proteção do ocupante adulto; enquanto a proteção de ocupante criança permaneceu com duas estrelas.

Vale lembrar que o Renault Duster já foi testado pelo Latin NCAP, organização que avalia os carros comercializados na América Latina e no Caribe; em 2015 e conseguiu pontuação de quatro estrelas para o ocupante adulto.

A explicação da maior pontuação do Duster brasileiro em relação a do Duster indiano se deve ao tamanho do airbag. No caso do modelo asiático, a cabeça do motorista não entrou em contato com a parte central do airbag, como deveria, expondo a cabeça do indivíduo ao impacto no volante; oferecendo mais riscos de lesões. Por outro lado, o Duster nacional tem um airbag maior, que cobre a cabeça e peito do motorista.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Renault Duster tira zero estrela em teste do Global NCAP