
Além dos crossovers e SUVs, o segmento de picapes reserva boas novidades para 2017 e 2018 no mercado brasileiro. A nova Renault Alaskan é uma delas. Trata-se da aposta da montadora francesa para a categoria de picapes médias, que inclusive foi flagrada nesta semana pelo portal BF///MS no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP); provavelmente para uma apresentação comercial ou eventos para a imprensa.
O exemplar mostrado nas imagens é da versão topo de linha, inclusive com os mesmos detalhes estéticos e carroceria pintada na cor marrom da unidade fotografada para o material de divulgação. Notou certa semelhança com a nova Nissan Frontier? Pois bem, a Renault Alaskan nada mais é que uma versão da picape da marca japonesa, com diferenças apenas na estética para se adequar aos padrões da empresa francesa.

A dianteira da nova Alaskan é marcada por faróis espichados, com projetores e luzes diurnas de LED; interligados à grade com filetes e moldura cromada; e o para-choque destacando as luzes de neblina, também com envolto cromado, e a tomada de ar na parte inferior. As laterais seguem a mesma linha da Frontier; enquanto a traseira ostenta lanternas com nova disposição de luzes e tampa da caçamba com formato mais limpo.
No interior, as semelhanças continuam, a não ser pelo volante com leves retoques e o logotipo de losango da Renault no centro; além de alguns detalhes de acabamento exclusivos.
Entre os equipamentos, a Alaskan 2018 oferece ar-condicionado automático de duas zonas e saída de ar para os ocupantes do banco de trás; bancos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos em quatro, seis ou oito vias; controle de estabilidade; assistente de partida em rampas; controle de descida; destravamento das portas e partida do motor sem chave; painel de instrumentos com tela TFT 3D de cinco polegadas; sistema multimídia com display sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS; quatro câmeras com visão 360 graus, entre outros.

Entre os motores, há um 2.5 litros a gasolina, capaz de desenvolver 162 cavalos de potência; e um 2.5 litros turbodiesel, que rende até 162 cv ou 192 cv, com câmbio manual de seis marchas ou automático de sete velocidades; além de tração traseira ou nas quatro rodas.
A expectativa é que a nova Renault Alaskan seja oferecida no Brasil a partir de 2018, quando a picape começará a ser fabricada em Córdoba, na Argentina, ao lado da Frontier e da Mercedes-Benz Classe X. O preço ficará na média do segmento, ou seja, algo em torno de R$ 160 mil pela variante mais cara.