Range Rover Velar 2018
Range Rover Velar 2018

O segmento de utilitários-esportivos está fazendo tanto sucesso no mercado mundial que as marcas estão apostando em variações para seus modelos. A Land Rover, por exemplo, acaba de apresentar o novo Range Rover Velar; um SUV cupê que segue a mesma receita aplicada pela BMW nos modelos X4 e X6 e pela Mercedes-Benz nos GLC Coupé e GLE Coupé. A novidade é uma das principais atrações para o Salão de Genebra, que acontece a partir do dia 7 de março.

O novo Range Rover Velar chega para se posicionar entre os atuais Range Rover Evoque e Range Rover Sport e é o quarto membro da família Range Rover. E como não poderia ser diferente, o modelo aposta num visual mais “ousado”. “O Velar traz glamour, modernidade e elegância sem precedentes para a família Range Rover. É um novo tipo de Range Rover para um novo tipo de cliente”, disse o diretor de design da Land Rover, Gerry McGovern.

Na parte estética, o novo Velar traz como destaque os faróis afilados e espichados na dianteira, com tecnologia Matrix LED (que conseguem alcançar uma distância de 550 metros), formando conjunto com a grade com acabamento escurecido; além do para-choque com uma tomada de ar na parte central e luzes auxiliares nas extremidades, juntamente com dois filetes em cada lado que lembram as garras de um animal.

Range Rover Velar 2018
Range Rover Velar 2018

Já nas laterais, se sobressai a pintura da carroceria em dois tons e as formas mais limpas, juntamente com as maçanetas das portas que saltam para fora ao destravar o carro; afora, obviamente, o caimento suave do teto na parte traseira. Por fim, atrás, há lanternas de LED que seguem o mesmo desenho dos faróis, interligadas por um filete preto com o nome “Range Rover” estampado; e para-choque predominantemente na cor preta com um detalhe central em alumínio que abriga as ponteiras de escape.

Por dentro, o Range Rover Velar abusa dos comandos sensíveis ao toque, que substituem os botões físicos convencionais. No console central, há o sistema Touch Pro Duo com duas telas sensíveis ao toque de 10 polegadas, sendo a de cima para navegação, mídia e telefonia; e a de baixo para os comandos do ar-condicionado e do sistema Terrain Response. Há também um painel de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas com quatro tipos de exibição; dispensando o velocímetro e o conta-giros analógicos.

O acabamento interno do SUV mistura materiais como plástico em preto brilhante; alumínio e couro. Como opcional, há bancos de lã Cinza Dapple como uma alternativa sustentável.

Range Rover Velar 2018
Range Rover Velar 2018

O Velar mede 4.803 mm de comprimento, sendo 5 cm mais curto que o Sport; 1.902 mm de largura e 1.666 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.872 mm. O porta-malas tem capacidade para levar até 632 litros de bagagens, podendo ser ampliado para 1.731 l com os bancos traseiros rebatidos.

A gama de motores do Range Rover oferece seis unidades, todas com transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas. A primeira é um 2.0 litros Ingenium turbodiesel de quatro cilindros, que rende 180 cv e 43,8 kgfm ou 240 cv e 51 kgfm. Há ainda um 2.0 Ingenium a gasolina, de 250 cv e 37,2 kgfm ou 300 cv e 71,4 kgfm; um V6 a diesel de 300 cv e 40,8 kgfm e um V6 a gasolina (supercharged) de 380 cv e 45,9 kgfm.

O conjunto inclui ainda suspensão dianteira wishbone e traseira independente; além de rodas de 18 a 22 polegadas e suspensão a ar (de série nos modelos V6 e opcional nos com motor de quatro cilindros), que permite uma distância máxima do solo de 25,1 cm. Há também o sistema Configurable Dynamics, que permite uma suspensão mais rígida; resposta do acelerador melhorada e direção elétrica com comportamento mais firme.

Range Rover Velar 2018
Range Rover Velar 2018

A versão de entrada do Velar é a Standard, que inclui rodas de liga-leve aro 18; bancos dianteiros aquecidos; destravamento das portas e partida do motor sem chave; faróis de LED e para-brisas aquecido. A variante S inclui rodas de 19 polegadas; porta-malas com abertura por gestos; bancos dianteiros com ajustes elétricos de 10 vias e revestimento em couro. Na SE, há rodas aro 20; faróis Matrix LED com assistência de luz alta; câmeras com visão 360 graus; painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e sistema de som Meridian de 825W.

Há ainda o modelo HSE, com rodas de 21 polegadas; bancos em couro Windsor com função massagem e refrigeração; volante com ajuste elétrico e controle de cruzeiro adaptativo. No caso da R-Dynamic, há detalhes visuais esportivos; rodas em cinza acetinado; para-choque dianteiro mais agressivo e pedais em metal. A linha inclui ainda a versão First Edition, que estará disponível apenas no primeiro ano; com rodas de liga-leve e som de 1.600W como diferenciais.

O Range Rover Velar estará disponível nos Estados Unidos com preço inicial de US$ 50.895, podendo alcançar os US$ 90.295 na versão topo de linha. O modelo deverá chegar ao Brasil entre o final de 2017 e o início de 2018.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Range Rover Velar estreia como SUV cupê para enfrentar BMW e Mercedes