Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-3-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

Você provavelmente já deve ter desejado uma RAM 2500, a maior das picapes à venda no Brasil; que tem nada mais, nada menos que 6 metros de comprimento e preço de R$ 261.990. Todavia, por ser um veículo extremamente grande; e, além disso, carecer de carteira de habilitação C para ser conduzida, a picape acaba sendo apenas o sonho de muitos. Por outro lado, para atender quem busca uma picape maior, mas com parte das características da atual, a marca prepara a chegada da RAM 1500.

A nova RAM 1500 foi apresentada pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro do ano passado e tem estreia prevista no mercado para meados do segundo semestre de 2017. A intenção da marca é oferecer um produto menor e mais em conta que a RAM 2500. Com isso, a nova picape vai roubar facilmente parte das vendas das atuais Chevrolet S10; Ford Ranger; Volkswagen Amarok e Toyota Hilux.

Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-7-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

RAM 1500 2017 – visual e dimensões

Na parte estética, a nova 1500 aparenta ser uma versão reduzida da 2500. A dianteira é marcada pelos faróis espichados, formando conjunto com a ampla grade com acabamento cromado; mesmo material encontrado em boa parte do para-choque frontal.  As laterais contam com formas mais limpas, com exceção dos vincos nos para-lamas; ao passo que a traseira oferece lanternas verticais e para-choque cromado.

Nas medidas, são 5,81 metros de comprimento; 2,01 m de largura e 1,90 m de altura, com distância entre-eixos de 3,56 m. Para efeito de comparação, a RAM 2500 é 21,4 centímetros mais longa; 10,7 cm mais larga e 7,2 cm mais alta, enquanto o entre-eixos é maior em 22,8 cm. Ainda assim, a nova 1500 é maior que uma Amarok, que mede 5,24 m; 1,94 m; 1,83 m e 3,09 m, respectivamente.

A capacidade de carga da nova picape média da RAM é de 603 kg, ao passo que a da 2500 é de 1.050 kg. Ainda usando a Amarok como comparação, há capacidade de carga é de 1.017 kg. O peso do utilitário é de 2.549 kg (contra 3.410 kg da picape 2500 e 2.073 kg da Amarok).

Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-8-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

RAM 1500 2017 – interior

Além do visual mais robusto, a RAM 1500 deverá atrair os consumidores de picapes médias convencionais pelo interior mais refinado e espaçoso. O painel do modelo mistura materiais como couro com costura aparente; plástico emborrachado e plástico convencional. Há ainda detalhes em alumínio, cromado e plásticos em preto brilhante por todos os lados.

Outro destaque fica por conta do largo console central, que abriga praticamente todos os comandos da picape; e, abaixo do apoio de braço, oferece um porta-objetos extremamente grande. Os bancos do utilitário são bastante largos, tanto o do motorista e do passageiro da frente como o dos ocupantes traseiros. Cinco adultos conseguem se acomodar com conforto na cabine.

Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-6-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

RAM 1500 2017 – equipamentos

Na lista de equipamentos de série, a RAM 1500 na versão topo de linha Laramie inclui itens como airbags frontais, laterais e de cortina; controles de estabilidade e tração; freios ABS com EBD; câmera de ré; controle de cruzeiro; monitoramento da pressão dos pneus; bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação e sistema de som premium com nove alto-falantes e um subwoofer.

A lista inclui ainda chave presencial Keyless Enter-N-Go para abertura das portas, caçamba e ignição sem usar a chave; teto solar elétrico; acabamento interno em couro; tomadas de 115 volts e 12 volts; ar-condicionado de duas zonas; retrovisor fotocrômico; volante com aquecimento; iluminação anterior em LED; sistema multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e navegador GPS, entre outros.

Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-7-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

RAM 1500 2017 – motorização

Sob o capô, a nova RAM 1500 oferece, entre as opções um motor 3.0 litros V6 EcoDiesel; o mais cotado para equipar o modelo no Brasil. Este propulsor é dotado de turbocompressor e injeção direta de combustível e consegue desenvolver 243 cavalos de potência, a 3.600 rpm; e torque de 58 kgfm, a 2.000 rpm.

Junto ao motor V6 está um câmbio automático TorqueFlite de oito velocidades e sistema de tração nas quatro rodas. Outro destaque do conjunto mecânico da picape é o sistema de suspensão pneumática. Segundo dados da RAM, a 1500 V6 entrega consumo de 8,9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

Tracionando RAM-1500-Laramie-Crew-Cab-2017-1-1024x683 RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10 *Destaque Picapes RAM  utilitário Toyota Hilux importada Chevrolet S10 1500
RAM 1500 Laramie Crew Cab 2017

RAM 1500 2017 – preço

Ao que tudo indica, a nova RAM 1500 2017 será oferecida com preço na casa dos R$ 200 mil. A intenção é incomodar as picapes topo de linha Chevrolet S10 High Country; Ford Ranger Limited; Volkswagen Amarok Highline Ultimate e Toyota Hilux SRX, que custam, respectivamente, R$ 175.990, R$ 185.190, R$ 177.990 e R$ 189.970.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

RAM 1500 2017: saiba o que esperar da rival de Hilux e S10

  • Infelizmente não vale a pena trazer a 1500 Ecodiesel para o Brasil, pois ela precisaria ter a suspensão adaptada para suportar 1000Kg e extrapolaria o peso bruto total de 3.500Kg, tornando-a um caminhão e sofrendo as mesmas restrições de trânsito e habilitação (carteira C) da 2500.

    Se fosse fácil, a FCA já a teria trazido desde quando ela passou a ter opção de motor a diesel.

    • Pedro, a RAM 1500 foi mostrada no Salão de São Paulo e está em processo de homologação para chegar ao Brasil. A adaptação da suspensão não deve ser algo tão complexo, visto que modelos como Fiat Toro e Jeep Renegade têm essas mudanças, tampouco deve implicar num peso bruto total de 3,5 toneladas.

  • Evandro Silva

    Pago pra ver, literalmente, uma dessas igual a mostrada no salão de 2016 por 200 mil! kkk