Tracionando Opel-Crossland-X-1024x683 PSA anuncia aquisição da Opel/Vauxhall por 1,3 bi de euros Europa Finanças Mercado Opel PSA Vauxhall  Vauxhall PSA Peugeot Opel GM General Motors Europa compras Citroën aquisições
Opel Crossland X foi desenvolvido em parceria com a PSA

De propriedade da General Motors há quase 90 anos, a Opel e a Vauxhall agora vão integrar o time do grupo PSA, que já engloba a Citroën, Peugeot e DS. As empresas francesa e norte-americana oficializaram nesta segunda-feira, 6, a aquisição de ambas as marcas pelo valor de 1,3 bilhão de euros (o equivalente a cerca de R$ 4,29 bilhões). Com esta nova aquisição, a PSA deverá se posicionar como a segunda maior do mercado europeu, ficando atrás apenas do grupo Volkswagen, com participação de 17%.

Além das marcas Opel e Vauxhall, a aquisição inclui ainda seis fábricas de montagem de automóveis; cinco fábricas de componentes e um centro de engenharia em Rüsselsheim, na Alemanha. Por outro lado, a General Motors ficará com um escritório de engenharia em Turim, na Itália; que é usado para projetos internacionais.

Com isso, a PSA deverá aumentar o número de unidades fabris de 17 para 28 em nove países europeus, fazendo com que o grupo francês passe a ter indústrias na Alemanha; Áustria; Polônia; Hungria e Inglaterra; além de ampliar time de funcionários em cerca de 40 mil pessoas.

O acordo inclui ainda a aquisição da participação de 50% na GM Financial da Europa; por meio de associação com o banco francês BNP Paribas, que ficará com o restante da financeira. Neste caso, a transação será de 900 milhões de euros dividida em partes iguais pelos dois compradores. Ou seja, ao todo, a PSA irá desembolsar 1,75 bilhão de euros.

Tracionando Vauxhall-Astra-2017-1024x683 PSA anuncia aquisição da Opel/Vauxhall por 1,3 bi de euros Europa Finanças Mercado Opel PSA Vauxhall  Vauxhall PSA Peugeot Opel GM General Motors Europa compras Citroën aquisições
Vauxhall Astra 2017

“Estamos orgulhosos de unir forças com a Opel/Vauhxall e estamos profundamente empenhados em continuar a desenvolver esta grande empresa e acelerar a sua reviravolta”; disse o presidente do conselho de administração do grupo PSA, Carlos Tavares. “Pretendemos administrar a PSA e a Opel/Vauxhall valorizando suas respectivas identidades de marca. Por já termos desenvolvido juntos excelentes modelos para o mercado europeu; estamos convencidos que a Opel/Vauxhall é o parceiro adequado. Para nós, isto vem naturalmente prolongar nossa parceria e estamos ansiosos para passar a uma velocidade superior”; completou.

“Estamos felizes com esta nova oportunidade que temos juntos, nós da GM, nossos colegas da Opel/Vauxhall e a PSA, de melhorar o desempenho de nossas empresas no longo prazo, amparados pelo sucesso de nossa aliança”, declarou Mary T. Barra, CEO da GM. “Para a GM, isto constitui uma nova e grande etapa do plano atualmente em curso para melhorar nosso desempenho e acelerar nossa dinâmica. Transformamos nossa empresa e conseguimos resultados recordes e duradouros para nossos acionistas; graças a uma alocação disciplinada de nossos recursos em prol dos investimentos mais rentáveis de nossa atividade automotiva e das novas tecnologias; que nos permitem definir o futuro da mobilidade individual”.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

PSA anuncia aquisição da Opel/Vauxhall por 1,3 bi de euros