Tracionando Carros-impostos-brasil-1024x683 Os preços dos crossovers e SUVs sem impostos no Brasil *Destaque Brasil Crossovers Mercado Preços SUVs  SW4 Renegade Kicks ix35 impostos HR-V Creta Compass
Preços dos carros têm até 54,8% de impostos embutidos no Brasil

Infelizmente, vivemos num País onde os impostos aparecem com soberania nos preços de qualquer produto comercializado, seja ele um simples pirulito de bar ou, sobretudo, num automóvel. Isso, é claro, não é novidade para nenhum consumidor. Só que se você for parar para fazer as contas, chega a ser absurdo e desanimador o quanto o governo “recolhe” nos preços dos carros; e, consequentemente, deixa-os mais caros.

Atualmente, de acordo com o ex-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan; os impostos representam de 37,2% a 54,8% do preço cobrado pelos automóveis produzidos no território nacional.

Confira os impostos cobrados pelos carros nacionais e seus respectivos percentuais:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços): 12%
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): 5% a 11%
  • PIS (Programa de Integração Social): 1,65%
  • Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social): 7,60%
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) e ISS (Imposto sobre Serviços): 8,87% a 9,57%

Além deles, há outros encargos menores. Ou seja, para se ter uma ideia, o Honda HR-V Touring (modelo mais caro da linha do crossover), tem preço de R$ 105.900; poderia custar algo em torno de R$ 68,2 mil caso não fossem cobrados os impostos citados acima.

Porém, vale lembrar que os preços dos carros são bastante elevados devido também ao lucro bastante alto obtido pelas montadoras; além da quantia cobrada pelos concessionários, frete, entre outros.

Deixamos claro ainda que não somos contra os impostos, afinal eles são cobrados em qualquer canto do mundo. Entretanto, os impostos brasileiros deveriam ser menores – nos Estados Unidos, por exemplo, os impostos respondem por 7,5% do preço de um carro; enquanto na Argentina a carga tributária é de 21%.

Abaixo, realizamos uma estimativa dos preços sem impostos dos crossovers e SUVs mais vendidos no Brasil em suas versões topo de linha. Neste caso, consideramos os percentuais individuais dos impostos, e não o percentual total divulgado pela Anfavea. Confira os preços estimados:

1. Honda HR-V Touring 1.8 AT6: R$ 105.900 (praticado) e R$ 68,2 mil (sem impostos)

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Honda HR-V Touring 2018

2. Jeep Compass Trailhawk 2.0 AT9 4×4: R$ 154.990 (praticado) e R$ 99,7 mil (sem impostos)

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Jeep Compass Trailhawk 2017

3. Jeep Renegade Trailhawk 2.0 AT9 4×4: R$ 136.990 (praticado) e R$ 88,2 mil (sem impostos)

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Jeep Renegade Trailhawk 2017

4. Nissan Kicks SL 1.6 CVT: R$ 93.490 (praticado) e R$ 60,2 mil (sem impostos)

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Nissan Kicks SL 2017

5. Hyundai Creta Prestige 2.0 AT6: R$ 99.490 (praticado) e R$ 64 mil (sem impostos)

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Hyundai Creta Prestige 2017

6. Ford EcoSport Titanium 2.0 AT6: R$ 94.700 (praticado) e R$ 60,9 mil (sem impostos)

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Ford EcoSport Titanium 2017

7. Renault Duster Dynamique 2.0 MT6 4×4: R$ 86.620 (praticado) e R$ 55,7 mil (sem impostos)

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Renault Duster 2017

8. Toyota SW4 SRX 2.8 AT6 4×4: R$ 247.450 (praticado) e R$ 159,3 mil (sem impostos)

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Toyota SW4 Flex 2017

9. Peugeot 2008 1.6 THP MT6: R$ 87.990 (praticado) e R$ 56,6 mil (sem impostos)

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Peugeot 2008 2017

10. Hyundai ix35 GLS 2.0 AT6: R$ 131.990 (praticado) e R$ 84,9 mil (sem impostos)

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Hyundai ix35 2017

FONTE: Jornal do Carro

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Os preços dos crossovers e SUVs sem impostos no Brasil

  • Maria do Carmo Albuquerque

    Quando o Duster passou a ter câmbio AT6?

    • Oi Maria do Carmo. O Duster é equipado com um câmbio manual de seis marchas (MT6) na versão topo de linha com tração 4×4. Há ainda a versão com transmissão automática de quatro marchas (AT4), mas com tração 4×2.