Porsche Cayenne Turbo 2018
Porsche Cayenne Turbo 2018

Revelado há uma semana, o novo Porsche Cayenne 2018 agora estreia sua versão topo de linha Turbo. A terceira geração do crossover premium com apelo esportivo é uma das principais atrações da marca alemã no Salão do Automóvel de Frankfurt; e assim como a geração anterior, se diferencia pelo conjunto mecânico mais aprimorado, visual mais agressivo e o interior exclusivo. O Porsche Cayenne Turbo 2018 quer ser a versão crossover do superesportivo 911. Será?

O motor que equipa o novo Cayenne Turbo 2018 é um 4.0 litros V8 biturbo a gasolina, que consegue desenvolver 550 cavalos de potência (30 cv a mais que a geração anterior) e 78,5 kgfm de torque (aumento de 2 kgfm). Este propulsor está associado ao câmbio automático Tiptronic S de oito velocidades e sistema de tração integral ativa (Porsche Traction Management).

Porsche Cayenne Turbo 2018
Porsche Cayenne Turbo 2018

De acordo com a marca, a unidade se destaca pelos turbocompressores posicionados dentro do “V” formado pelos cilindros; além da menor distância da tubulação do escapamento entre as câmaras de combustão e os turbocompressores; e construção compacta e posição mais baixa do motor, que resulta num centro de gravidade mais baixo.

O novo Porsche Cayenne Turbo 2018 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (ou 3,9 s com o pacote Sport Chrono) e atinge velocidade máxima de 286 km/h.

Porsche Cayenne Turbo 2018

O conjunto inclui ainda um novo sistema ativo de amortecedores PASM com três câmaras; suspensão pneumática ativa com cinco novos programas; novos pneus 285/40 na frente e 315/35 atrás; eixo traseiro esterçável (opcional); e estabilização de rolagem do  Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) conectada ao sistema elétrico de 48 volts e o sistema de Vetorização de Torque (Porsche Torque Vectoring Plus – PTV+).

Há também um defletor de teto adaptativo; que a eficiência, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro e, na posição de freio aerodinâmico, encurta a distância de frenagem em alta velocidade. Como resultado, numa frenagem total a 250 km/h, o carro consegue parar até dois metros antes.

Porsche Cayenne Turbo 2018
Porsche Cayenne Turbo 2018

Como complemento, há os freios Porsche Surface Coated Brake (PSCB – freios com superfície revestida); com camada de carboreto de tungstênio aplicada aos discos de aço, que aumenta o desempenho na frenagem e a resistância ao desgaste; enquanto diminui a quantidade de poeira. Como opcional, há freios compostos de cerâmica.

No visual, o carro se diferencia das demais versões pelas rodas Turbo de 21 polegadas; molduras de rodas alargadas com frisos pintados nas bordas; frisos da porta e saia traseira pintados na cor da carroceria; ponteiras duplas de escapamento, entre outros. O interior oferece sistema multimídia com tela sensível ao toque; sistema de som Bose com 710 watts; bancos dianteiros esportivos com 18 ajustes e encostos de cabeça integrados e todos os assentos e volante multifuncional esportivo com aquecimento.

O novo Porsche Cayenne Turbo 2018 será vendido na Alemanha a partir do final deste ano, com preço inicial de 138.850 euros. No Brasil, o carro estreia no segundo semestre de 2018.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Porsche Cayenne Turbo 2018 quer ser um 911 em forma de crossover

Avalie esta publicação