Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-0-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto
Início da produção do Nissan Kicks em Resende (RJ)

A Nissan deu largada nesta quarta-feira, 5, na produção do crossover compacto Kicks em sua fábrica de Resende (RJ); que já é responsável pela montagem do hatch March e do sedã Versa. Até então, o utilitário-esportivo era importado do México. E para marcar a nacionalização do Nissan Kicks, a marca promoveu um show com o cantor Daniel, que se apresentou para os 1.800 funcionários da unidade industrial.

Para iniciar a produção do Nissan Kicks no território nacional, a empresa japonesa aplicou um investimento de R$ 750 milhões; instalou novos equipamentos na linha de montagem e treinou centenas de funcionários especialmente com foco no novo veículo. No total, mais de 700 trabalhadores foram treinados especificamente para a produção do crossover.

Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-0-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto   Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-7-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto
Início da produção do Nissan Kicks em Resende (RJ)

Ainda de acordo com a Nissan, alguns especialistas foram treinados no Global Pilot Line, centro piloto das linhas de produção da Nissan, na planta de Oppama, em Yokosuka, no Japão; e também na fábrica de Aguascalientes, no México, onde o Nissan Kicks já é fabricado. “O treinamento fora do país permitiu que os funcionários pudessem absorver todo o conhecimento da montagem e dos processos de manufatura; para a perfeita execução das atividades em Resende”, disse a empresa em nota.

O complexo industrial fluminense recebeu mais de 150 novos equipamentos e novas áreas na linha de produção e na inspeção de qualidade; além de terem sido adotados vários novos processos. Na pintura, por exemplo, foram criados dois novos processos de mascaramento para atender às especificações do Kicks; como é o caso da pintura em dois tons (carroceria e teto com cores diferentes).

Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-0-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto   Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-7-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto   Tracionando Nissan-Kicks-inicio-producao-Resende-3-1024x683 Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil Brasil Crossovers Fábricas Nissan  utilitário-esportivo Rio de Janeiro Resende produção nacional Kicks japonês fábrica compacto
Início da produção do Nissan Kicks em Resende (RJ)

O processo de pintura traz o sistema “3 wet”, onde a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida a do primer; reduzindo o tempo do processo e também o consumo de energia. Os robôs são equipados com cartuchos para a pintura (que usa a água como base), o que reduz a perda de tinta e solventes; diminuindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs) e deixando a operação mais sustentável. Ao todo, mais de 10 robôs e operadores especializados em pintura são utilizados no processo.

A versão nacional do Nissan Kicks segue a mesma linha do modelo mexicano; sobretudo com o mesmo motor 1.6 litro flex de até 114 cv e 15,5 kgfm, com transmissão automática Xtronic CVT. Todavia, o carro vai ganhar novas versões mais em conta, inclusive com opção de câmbio manual; provavelmente com preço inicial de cerca de R$ 75 mil.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Nissan Kicks 2017 começa a ser produzido no Brasil