MINI Countryman 2018
MINI Countryman 2018

Depois dos modelos Hatch, Clubman, Cabrio e John Cooper Works; será a vez do MINI Countryman estrear sua nova geração no mercado brasileiro. A segunda versão do crossover foi apresentada lá fora no final do ano passado e chega como o maior e mais versátil modelo da história da fabricante. Em nosso País, o novo utilitário-esportivo começa a ser vendido em março, segundo uma publicação do portal Autoesporte.

No visual, o MINI Countryman 2018 passa a impressão de ser um Cooper Hatch “bombado”. A dianteira é marcada por faróis quadrados arredondados, com luzes de condução diurna e moldura cromada; além da grade hexagonal invertida e o para-choque com uma série de elementos, destacando uma barra em preto brilhante e as luzes de neblina emolduradas por um detalhe cromado.

Já nas laterais do carro, sobressai o conjunto de janelas que ocupa toda a extensão do carro; além das molduras plásticas nas caixas de roda e os detalhes côncavos nas portas. A traseira exibe lanternas verticais, seguindo a mesma linha dos faróis dianteiros; vidro traseiro formando conjunto com as janelas laterais e para-choque com porção central em preto brilhante.

MINI Countryman 2018
MINI Countryman 2018

Por dentro, o Countryman 2018 mantém as características marcantes de todo MINI. O painel tem quadro de instrumentos com formas circulares; mesmo formato encontrado na central multimídia, que dispõe de uma tela sensível ao toque de 8,8 polegadas. Há também bom acabamento, com materiais emborrachados; couro e detalhes em preto brilhante e cromado; afora itens como iluminação ambiente em LED.

Em comparação com a geração anterior, o crossover está 20 cm mais longo e 3 cm mais largo, enquanto a distância entre-eixos sofreu aumento de 7,5 cm. Com isso, há maior espaço para os ocupantes, em especial os do banco traseiro, que pode ser deslocado longitudinalmente em até 13 cm. O porta-malas tem capacidade para 450 litros, podendo saltar para 1.309 l com o banco traseiro rebatido.

A lista de equipamentos inclui faróis de LED; controles de estabilidade e tração; alerta de colisão frontal; controle de cruzeiro; detector de pedestres; assistente de luz alta; detecção de sinais de trânsito; assistente de estacionamento; câmera de ré; head-up display; ar-condicionado automático de duas zonas; teto solar panorâmico; bancos dianteiros com ajustes elétricos e iluminação ambiente em LED.

MINI Countryman 2018
MINI Countryman 2018

Há ainda projeção do logotipo MINI do espelho retrovisor externo do lado do motorista ao abrir e fechar o carrodireção eletromecânica com função Servotronic; rodas de 16, 17 ou 19 polegadas; seletor de modos de condução (mid, sport e green); sistema de som Harman Kardon; sistema de entretenimento com navegador GPS; destravamento das portas e partida do motor sem chave; abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, entre outros.

Na gama de motores, o novo MINI Countryman 2018 deverá oferecer um 2.0 litros TwinPower Turbo de quatro cilindros a gasolina; capaz de desenvolver 192 cavalos de potência máxima e 28,5 kgfm de torque máximo, associado a um câmbio automático Steptronic de oito velocidades e opção de tração integral ALL4. Segundo a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, sendo 0,9 s mais rápido que seu antecessor.

MINI Countryman 2018
MINI Countryman 2018

Haverá ainda o Countryman híbrido, dotado de um propulsor de três cilindros a gasolina de 136 cv e outro elétrico de 90 cv; sendo o primeiro responsável por girar as rodas dianteiras e o segundo, as traseiras; acoplados ao câmbio Steptronic de seis marchas. De acordo com a empresa, o carro consegue entregar consumo médio de 47,6 km/l e emissões de CO2 de 49 g/km.

A nova geração do Countryman fará sua estreia no Brasil sob importação da Inglaterra – a geração anterior era produzida localmente na planta de Araquari (SC). Os preços deverão ficar entre R$ 145 mil e R$ 190 mil.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

MINI Countryman 2018 estreia no Brasil em março

Avalie esta publicação