Tracionando Lamborghini-Urus-2018-11-750x500 Lamborghini Urus é, enfim, revelado com V8 de 650 cv *Destaque Crossovers Esportivos Lamborghini Lançamentos  Urus premium italiano esportivo
Lamborghini Urus 2018

Os amantes de SUVs e esportivos agora contarão com um modelo que une os dois conceitos. A Lamborghini revelou nesta segunda-feira (4) em Bolonha, na Itália; o novo Urus, seu primeiro utilitário-esportivo descrito como um “super-SUV”. O novo Lamborghini Urus, como os demais bólidos da linha da fabricante italiana; surpreende pelo conjunto mecânico para lá de potente.

De acordo com o chefe da Lamborghini, Stefano Domenicali, “o Urus é um verdadeiro Lamborghini em termos de design; desempenho; dinâmica de condução e emoção; bem como uma condução diária em uma variedade de ambientes”. Ainda segundo ele, o automóvel “se encaixa perfeitamente na família Lamborghini como um carro de alto desempenho. É o ponto culminante de um desenvolvimento intensivo e uma habilidade apaixonada para criar uma nova marca do touro”.

Tracionando Lamborghini-Urus-2018-10-750x500 Lamborghini Urus é, enfim, revelado com V8 de 650 cv *Destaque Crossovers Esportivos Lamborghini Lançamentos  Urus premium italiano esportivo
Lamborghini Urus 2018

O motor usado no novo Urus é um 4.0 litros V8 biturbo a gasolina. Ele consegue desenvolver 650 cavalos de potência, a 6.800 rpm; e 86,7 kgfm de torque, disponível entre 2.240 e 4.500 rotações. Tal conjunto foi instalado no carro de forma a otimizar o centro de gravidade; com layout central das turbinas perto das câmaras de combustão para melhorar a resposta do motor; turbos twin-scroll que funcionam em paralelo para permitir a máxima potência quando totalmente carregados, reduzindo ainda o “turbo lag”; dois fluxos de escape que eliminam a interferência no ciclo de gases de escape; e sistema de desativação de cilindros para poupar combustível.

Junto a este propulsor está uma transmissão automática de oito velocidades e tração nas quatro rodas com diferencia autoblocante Torsen e divisão de torque 40/60 para os eixos dianteiros e traseiros; respectivamente.

Tracionando Lamborghini-Urus-2018-4-750x500 Lamborghini Urus é, enfim, revelado com V8 de 650 cv *Destaque Crossovers Esportivos Lamborghini Lançamentos  Urus premium italiano esportivo
Lamborghini Urus 2018

O sistema de tração do carro pode enviar o máximo de torque para 70% nas rodas dianteiras ou 87% nas traseiras, de acordo com a demanda. Há ainda um diferencial traseiro com sistema de vetorização de torque ativo, que pode fornecer potência e força para cada roda de acordo com os modos de condução; pilotagem e níveis de aderência. O conjunto oferece também rodas traseiras direcionais. Nos modos de condução, há o Strada; Terra (off-road); Neve; Sabbia (areia); Sport e Corsa.

De acordo com dados da Lamborghini, o crossover esportivo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos; de 0 a 200 km/h em 12,8 segundos e atingir velocidade máxima de 305 km/h.

Tracionando Lamborghini-Urus-2018-5-750x500 Lamborghini Urus é, enfim, revelado com V8 de 650 cv *Destaque Crossovers Esportivos Lamborghini Lançamentos  Urus premium italiano esportivo
Lamborghini Urus 2018

A plataforma usada no Urus é a MLB Evo do Grupo Volkswagen, encontrada também no Audi Q7; Bentley Bentayga e Porsche Cayenne. Nas medidas, são 5,11 metros de comprimento; 2,01 m de largura e 1,63 m de altura, com distância entre-eixos de 3 m. A marca diz que o carro pesa menos de 2.200 kg.

O novo Lamborghini Urus será produzido em uma nova fábrica no complexo de Sant’Agata Bolognese, na Itália. Com isso, a marca duplicará seu volume de produção para cerca de 7 mil carros por ano. A expectativa é que o novo carro seja ofertado por cerca de 165 mil libras iniciais (cerca de R$ 720 mil numa conversão direta).

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Lamborghini Urus é, enfim, revelado com V8 de 650 cv