Tracionando Kia-Rio-2017-1-1024x683 Kia Stonic chegará como crossover baseado no Rio Crossovers Kia Motors Segredos  utilitário-esportivo Stonic Rio Provo crossover coreano conceito compacto
Kia Rio vai emprestar a plataforma e outros componentes ao novo Kia Stonic

Prometido pela Kia Motors para o mercado brasileiro, o Rio deverá originar um novo crossover compacto para a linha da fabricante, como confirmado recentemente pela própria marca. Segundo o portal Kia-World, o novo CUV (sigla para crossover utility vehicle) chegará ao mercado como Kia Stonic e tem lançamento previsto para ainda este ano, provavelmente no Salão de Frankfurt, em setembro. A intenção da marca é brigar com modelos como Jeep Renegade e Honda HR-V.

Do Rio, o novo Kia Stonic deverá pegar “emprestado” apenas a plataforma e outros componentes; como, supostamente, a motorização. O visual, por sua vez, poderá ostentar elementos do conceito Provo, apresentado pela empresa coreana há cerca de quatro anos. No interior, é provável que o utilitário-esportivo também siga a mesma linha do hatch; com destaque para o painel de instrumentos com tela da central multimídia ao estilo flutuante.

Tracionando Kia-Provo-Concept-1024x683 Kia Stonic chegará como crossover baseado no Rio Crossovers Kia Motors Segredos  utilitário-esportivo Stonic Rio Provo crossover coreano conceito compacto
Kia Provo Concept

Quanto à gama de motores, o Stonic é cotado para ser oferecido com um motor 1.0 litro turbo de três cilindros a gasolina, com potência de 100 ou 120 cv e torque de 17,5 kgfm em ambos os casos; além de um 1.2 litro, com 85 cv e 12,4 kgfm, e 1.4 litro, com 92 cv e 13,5 kgfm, ambos aspirados. Poderá haver ainda um 1.4 litro turbo a gasolina e unidades a diesel.

Ainda não se sabe se a Kia tem intenção de oferecer o novo Stonic no mercado brasileiro. Todavia, já que o segmento de crossovers compactos está em alta no Brasil (e no resto do mundo) e a empresa ainda não possui um representante na categoria; é bastante provável que a novidade seja ofertada por aqui, provavelmente sob importação do México. O preço? Na linha dos rivais, ultrapassando a casa dos R$ 80 mil.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Kia Stonic chegará como crossover baseado no Rio