Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019
Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019

As versões a gasolina do Jeep Renegade 2019 e do Jeep Compass 2019 no Brasil decepcionam quando o assunto é desempenho e eficiência; sobretudo no modelo menor. O Renegade tem motor 1.8 flex antiquado e, além disso, é pesado. Já o Compass 2019 usa um 2.0 flex aspirado que entrega um desempenho apenas adequado para a sua categoria. Porém, a marca acaba de apresentar os novos Jeep Renegade Plug-In Hybrid 2019 e Jeep Compass Plug-In Hybrid 2019.

Como o próprio nome indica, a nova variante Plug-In Hybrid dos crossovers de entrada da Jeep conta com uma motorização híbrida. Mas, antes de tudo, não se anime muito: essa é uma novidade apresentada pela marca no Salão do Automóvel de Genebra, que estará aberto ao público até o dia 17 de março na Suíça; e não tem muitas chances de chegar ao Brasil.

Jeep Compass Plug-in Hybrid 2019
Jeep Compass Plug-in Hybrid 2019

E o melhor de tudo é que os novos crossovers híbridos têm potência equivalente a de um carro esportivo. O novo Jeep Renegade Plug-In Hybrid 2019 é equipado com um motor 1.3 litro turbo de quatro cilindros a gasolina; associado a outro elétrico. Juntos, podem gerar algo entre 190 cv e 240 cavalos de potência.

O propulsor elétrico é alimentado por uma bateria que consegue garantir autonomia de cerca de 50 quilômetros no modo totalmente elétrico; fazendo o carro atingir velocidade máxima de 130 km/h. Essa bateria pode ser carregada através de um cabo que pode ser conectado numa tomada residencial.

Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019
Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019

Por conta disso, o Renegade híbrido tem um desempenho respeitável. Segundo informações divulgadas pela marca, o modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos! Para efeito de comparação, o Renegade 1.8 flex nacional cumpre a mesma prova em 11 segundos; enquanto o Renegade 2.0 diesel nacional precisa de 9,9 s.

Para se ter uma ideia, o Honda Civic Si Coupé oferece um motor 1.5 turbo a gasolina de 208 cv. Fora ele, o hatch esportivo Volkswagen Golf GTI é dotado de um 2.0 turbo a gasolina de 230 cv.

Já o Jeep Compass Plug-In Hybrid 2019 conta com o mesmo conjunto mecânico e desenvolve bons 240 cv. Todavia, ele ainda está em processo de homologação. Espera-se que ele consiga entregar um desempenho semelhante ao do irmão menor.

Jeep Compass Plug-in Hybrid 2019
Jeep Compass Plug-in Hybrid 2019

Fora isso, ambos os modelos são dotados de um sistema que faz o motor elétrico traseiro enviar um torque extra. Esse envio de força pode ser controlado durante as arrancadas. Há também o sistema 4x4e (tração elétrica nas quatro rodas); que possibilita que os dois eixos trabalhem independentemente um dos outros, sendo mais eficientes que o 4×4 mecânico convencional.

Nas demais mudanças, as versões híbridas plug-in contam com um painel de instrumentos exclusivo, com uma enorme tela TFT colorida no centro; aliado ao sistema de entretenimento que exibe informações relevantes sobre o sistema híbrido ao motorista.

Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019
Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019

Motor 1.3 turbo no Renegade brasileiro

Apesar do Renegade híbrido estar longe do Brasil, bem como o Compass híbrido; a FCA (grupo que controla a Jeep) deverá substituir o motor 1.8 flex do Renegade por um mais eficiente. O 1.3 Firefly que hoje é usado em modelos como Argo e Cronos deverá receber turbocompressor para equipar os carros maiores e mais caros da marca; incluindo o Jeep Renegade.

O motor 1.3 Firefly Turbo terá, além do turbocompressor; um novo cabeçote com quatro válvulas por cilindro e variador de fase, além de injeção direta de combustível. Por aqui ele será flex e poderá gerar até cerca de 150 cavalos de potência.

Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019
Jeep Renegade Plug-in Hybrid 2019

Este motor será lançado para atender ao programa “Rota 2030”, que obriga às fabricantes a atingir níveis de consumo energético superiores à meta estabelecida pelo governo. Caso isso aconteça, cada marca poderá ser beneficiada com até 2% a menos no IPI.

A expectativa é que o Renegade 1.3 Firefly Turbo nacional chegue ao mercado entre 2019 e 2020.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Jeep Renegade e Compass híbridos têm potência de esportivo

Jeep Renegade e Compass híbridos têm potência de esportivo
5 (100%) 1 vote[s]