Tracionando Jeep-Renegade-Trailhawk-2.0-2017-2-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 2017

Com dois anos de mercado, o Jeep Renegade se posiciona como o principal modelo da marca e também um dos destaques do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) no mercado brasileiro. O crossover de porte compacto é o segundo mais vendido da categoria e já soma mais de 100 mil exemplares comercializados em nosso País. O motivo de tanto sucesso? Sobretudo, a valentia do utilitário-esportivo.

Em nosso mercado, o Renegade 2017 pode ser encontrado com motorização turbodiesel, câmbio automático de nove velocidades e tração 4×4; conjunto que não é oferecido em nenhum outro rival. A linha oferece ainda um motor flex, com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis relações e tração dianteira; que acaba pecando um pouco pelo consumo de combustível e desempenho.

Tracionando Jeep-Renegade-Longitude-2.0-2017-1-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Longitude 2.0 2017

Jeep Renegade 2017 – visual

Além da valentia, o crossover de entrada da Jeep chama a atenção ainda pelo design diferenciado. Enquanto os concorrentes apelam para linhas mais semelhantes às de um carro de passeio convencional, o Renegade ostenta um formato mais quadradão; com inspiração nos jipes off road – más línguas dizem que o modelo é praticamente um “Unão”, da Fiat, devido às formas da carroceria.

Na dianteira, o modelo traz uma peça preta que abriga os faróis redondos e a grade com sete elementos verticais; enquanto o para-choque é predominante na cor preta e o capô apresenta um ressalto na parte central. Nas laterais, o Renegade 2017 conta com caixas de roda quadradas, também com aplique em plástico preto, a exemplo das rodas; além de conjunto de janelas mais compacto e portas com formato mais limpo. A traseira traz como destaque as lanternas que lembram os galões de combustível do exército.

Quanto as medidas, o Jeep Renegade tem 4.232 mm de comprimento; 1.798 mm de largura e 1.705 mm de altura; com distância entre-eixos de 2.570 mm. O porta-malas do carro tem capacidade para míseros 260 litros; enquanto o tanque de combustível comporta 60 l.

Tracionando Jeep-Renegade-Limited-1.8-2017-3-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Limited 1.8 2017

Jeep Renegade 2017 – interior

Do lado de dentro, o destaque do Renegade vai para o painel com acabamento emborrachado e ampla área em tecido ou couro nas portas. Além disso, o carro conta com detalhes cromados no volante, maçanetas e painel. Há também painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro analógicos; além de uma tela TFT de 3,5 ou 7 polegadas no centro que exibe uma série de informações do computador de bordo, sistema multimídia, posição do câmbio, hodômetros, nível de combustível e temperatura do motor.

O Jeep tem capacidade para levar até cinco pessoas, sendo que todas elas contam com apoio de cabeça e cinto de três pontos. No banco traseiro, há também sistema Isofix para fixação de até duas cadeirinhas infantis e rebatimento, para aumentar o volume do porta-malas e acomodar objetos maiores.

Outro ponto que merece destaque são os Easter Eggs (referências), como o mapa topográfico de Moab escondido no compartimento no painel central; silhuetas do Jeep Willys nas rodas; emblemas da marca (grades e faróis) no interior da porta traseira e nas lanternas, entre outros.

Tracionando Jeep-Renegade-Longitude-1.8-2017-4-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Longitude 1.8 2017

Jeep Renegade 2017 – motorização

Sob o capô, as versões flex do Jeep Renegade escondem um motor 1.8 litro E.torQ Evo de quatro cilindros, que recebeu recentemente uma série de mudanças com ênfase na eficiência energética; como a adoção de coletor de admissão variável; partida a frio sem tanque auxiliar e sistema Stop&Start (que desliga o motor em paradas curtas, como em semáforos).

Este propulsor consegue desenvolver 135 cavalos de potência com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm; e torque de 18,8 e 19,3 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm. Junto a ele está um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.

Segundo dados da marca, o Renegade Flex 1.8 MT5 vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge velocidade máxima de 182 km/h; enquanto o consumo é de 7,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol e 10,6 e 11,2 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o Renegade Flex 1.8 AT6 cumpre a mesma prova em 11,1 s e atinge 182 km/h; com consumo de 6,5 e 7,6 km/l com etanol e 9,5 e 10,9 km/l com gasolina.

Já o Renegade Diesel é dotado de um 2.0 litros de quatro cilindros, com turbocompressor, injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas no cabeçote e correia dentada; que é capaz de gerar 170 cv, a 3.750 rpm, e 35,7 kgfm, a 1.750 rpm. Esta unidade usa um câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

A Jeep diz que o Renegade Diesel atinge os 100 km/h em 9,9 s e alcança máxima de 190 km/h. Já o consumo é de 9,4 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

Tracionando Jeep-Renegade-Trailhawk-2.0-2017-5-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 2017

Jeep Renegade – versões, preços e equipamentos

Jeep Renegade 1.8 MT5 2017: R$ 72.990
Equipado de série com airbags frontais; controle eletrônico de estabilidade (ESC); controle de tração; assistente de partida em rampas; Isofix; monitoramento da pressão dos pneus; freio a disco nas quatro rodas com ABS; freio de estacionamento eletrônico; vidros, travas e retrovisores elétricos; ar-condicionado; direção elétrica; volante com ajuste de altura e profundidade; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido (60/40) e rebatível; computador de bordo; sistema Stop&Start, entre outros.

Jeep Renegade Sport 1.8 MT5 2017: R$ 80.990
Jeep Renegade Sport 1.8 AT6 2017: R$ 87.990
Jeep Renegade Sport 2.0 AT9 4×4 2017: R$ 115.990

Agrega alarme; rodas de liga-leve aro 16 e pneus 215/65; banco do passageiro rebatível com porta-objeto sob o assento; volante com comandos do sistema de som e Bluetooth; faróis de neblina; controle de descida (no 2.0 turbodiesel); rack de teto; sensor de estacionamento traseiro; piloto automático; sistema multimídia Uconnect com Bluetooth, USB e seis alto-falantes; sistema Uconnect com tela sensível ao toque de cinco polegadas, comandos de voz e GPS (modelo turbodiesel); tela TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, entre outros.

Como opcional, há o Pack Multimídia (R$ 3.505, com sistema Uconnect com tela de cinco polegadas, USB, Bluetooth, reconhecimento de voz e navegador GPS e volante em couro e com comandos do sistema de reconhecimento de voz);  Kit Segurança (R$ 3.250, com airbags laterais, de cortina e de joelhos para o motorista); Kit Mopar Landscape (R$ 2.290, com estribos laterais, engate traseiro e barras transversais) e Kit Mopar Audio (R$ 3.500, com central multimídia com tela de 6,2 polegadas, TV digital, DVD, GPS, câmera de ré, Bluetooth e USB).

Jeep Renegade Longitude 1.8 AT6 2017: R$ 94.411
Jeep Renegade Longitude 2.0 AT9 4×4 2017: R$ 125.013
Acrescenta rodas de liga-leve aro 17 e pneus 215/60; aletas para trocas de marcha no volante; ar-condicionado digital de duas zonas; câmera de ré; maçanetas externas e retrovisores pintados na cor do carro; tomada 12V no porta-malas; volante revestido em couro; parafuso antifurto nas rodas e tapetes.

Como opcional, há teto solar panorâmico Command View (R$ 6.800); Kit Segurança (R$ 3.250, com airbags laterais, de cortina de joelhos para o motorista); Kit Luxo (R$ 3.556, com rodas aro 18 e bancos em couro) e Kit Mopar Landscape (R$ 2.290, com barras transversais e estribos laterais).

Jeep Renegade Limited 1.8 AT6 2017: R$ 98.990

Inclui painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas; rodas de liga-leve aro 18 com pneus 225/55; sistema de navegação GPS; retrovisor interno eletrocrômico; sensor de chuva; faróis com acendimento automático e detalhes visuais na cor prata.

Como opcional, há teto solar panorâmico Command View (R$ 6.800); Kit Segurança (R$ 3.250, com airbags laterais, de cortina de joelhos para o motorista); Kit Tecnologia (R$ 4.978, com detector de pontos cegos e sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas, Bluetooth, USB, reconhecimento de voz e navegador GPS) e Kit Mopar Landscape (R$ 2.290, com barras transversais e estribos laterais).

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 AT9 4×4 2017: R$ 136.990
Se diferencia pelos airbags laterais, de cortina e para joelhos do motorista; rodas aro 17 com pneus 215/60 all terrain; seletor para cinco tipos de terreno; controle eletrônico de velocidade em descidas; protetor de transmissão, tanque, diferencial e cárter; suspensão offroad com altura mais elevada do solo; ganchos de reboque vermelhos (dois dianteiros e um traseiro); molduras do painel e console na cor vermelho rubi e adesivo no capô.

Como opcional, há teto solar panorâmico Command View (R$ 6.800) ou teto solar elétrico My Sky (R$ 8.650) e Kit Tecnologia (R$ 4.978, com detector de pontos cegos e sistema multimídia com tela de 6,5 polegadas, Bluetooth, USB, reconhecimento de voz e navegador GPS).

Tracionando Jeep-Renegade-Longitude-1.8-2017-7-1024x683 Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto *Destaque Crossovers Jeep  utilitário-esportivo tudo sobre Renegade linha 2017 compacto
Jeep Renegade Longitude 1.8 2017

Jeep Renegade 2017 – cores e garantia

O Renegade 2017 está disponível nas cores sólidas Branco Ambiente, Laranja Aurora (no Trailhawk) e Vermelho Colorado; e nas metálicas Prata Melfi, Vermelho Tribal, Preto Carbon e Cinza Antique (R$ 1.421). Para os modelos Longitude, Limited e Trailhawk; há as opções de teto preto nas cores Prata Melfi, Vermelho Tribal e Cinza Antique, por R$ 2.162.

A Jeep oferece garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Jeep Renegade 2017 – revisões

Confira abaixo os preços das revisões do Jeep Renegade Flex:

12.000 km: R$ 356 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
24.000 km: R$ 752 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
36.000 km: R$ 843 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível; fluido de freio e mão-de-obra grátis.
48.000 km: R$ 761 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
60.000 km: R$ 1.157 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível; vela de ignição; correia de transmissão e mão-de-obra grátis.
72.000 km: R$ 988 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível; fluido de freio e mão-de-obra grátis.

Confira abaixo os preços das revisões do Jeep Renegade Diesel:

20.000 km: R$ 808 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
40.000 km: R$ 1321 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
60.000 km: R$ 1.415 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível; fluido de freio e correias dos órgãos auxiliares do motor.
80.000 km: R$ 1.318 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
100.000 km: R$ 1.228 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível e mão-de-obra grátis.
120.000 km: R$ 2.397 – óleo do motor; filtro de óleo do motor; filtro de ar; filtro de combustível; fluido de freio; correias dos órgãos auxiliares do motor; correia dentada e mão-de-obra grátis.

Jeep Renegade 2017 – galeria de fotos

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Jeep Renegade 2017: tudo sobre o crossover compacto

  • Claudio

    Que manutenção básica cara é essa dona Fiat?

    • As revisões do Renegade são um pouco “salgadas” mesmo, Cláudio.