Tracionando Hyundai-Creta-vs-Nissan-Kicks-1024x683 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Coreano Hyundai Creta tenta desbancar o japonês Nissan Kicks em vendas. Será que tem atributos suficientes para tal?

Os dois têm como “mãe” empresas de origem asiáticas e pertencem ao mesmo segmento. No entanto, acabam se distanciando em diversos detalhes. O Nissan Kicks aparece como o mais vendido e com um pouco mais de respeito por ser quatro meses mais velho; enquanto o Hyundai Creta vem conquistando cada vez mais o brilho dos olhares dos consumidores brasileiros e se posiciona como o quarto crossover compacto mais vendido. Mas e aí, qual deles é o melhor?

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – visual e dimensões

Já é certo que gosto não se discute, mas não dá para negar que o Kicks apresenta um visual e formas mais modernas que o Creta. O modelo da Hyundai não aparenta ser um carro lançado em 2017; por ostentar linhas mais retas e chapadas que dão um aspecto de carro mais antigo – até mesmo o irmão menor HB20 consegue se sair melhor neste quesito. Por outro lado, o Nissan traz uma carroceria mais vincada e robusta.

Não, não estamos falando que o Hyundai Creta é feio; tampouco que o Nissan Kicks é o mais belo do segmento.

Tracionando hyundai-creta-8-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017

Na dianteira, o Hyundai Creta usa faróis mais espichados, interligados à grade hexagonal com moldura cromada. As laterais contam com teto mais reto e janelas interligadas ao para-brisa por meio de um acabamento em preto na coluna; além de um discreto vinco acima das maçanetas. Já a traseira usa lanternas que invadem a tampa do porta-malas e um detalhe côncavo abaixo delas.

Quanto as medidas, o Creta tem 4.270 milímetros de comprimento; 1.780 mm de largura e 1.635 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.590 mm. O porta-malas do carro tem capacidade para até 431 litros.

Tracionando Nissan-Kicks-2017-11-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Por outro lado, o Nissan Kicks traz faróis mais angulosos, formando um ressalto no para-lama. Há ainda na dianteira a grade “V-Motion”, característica entre os carros da marca. As laterais dão ao carro um aspecto mais robusto, sem falar das janelas que são interligadas com o para-brisa e com o vidro traseiro. Na parte de trás, há lanternas mais elevadas e também angulosas; além da tampa do porta-malas com formato em “S” ao ser visualizada pela lateral.

Nas medidas, são 4.295 milímetros de comprimento; 1.760 mm de largura e 1.590 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.610 mm. O porta-malas do carro tem capacidade para até 432 litros.

Tracionando hyundai-creta-3-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – interior e acabamento

Pulando para o lado de dentro, o Hyundai Creta e o Nissan Kicks agradam visualmente. Porém, já vamos logo antecipar que o Kicks sai na frente pelo acabamento mais bem cuidado; inclusive com porção central do painel com o mesmo revestimento em couro dos bancos e costura aparente na versão topo de linha. Por outro lado, o Creta mais caro traz detalhes plásticos no painel e nas portas em tonalidade marrom.

O painel do Creta é marcado pelas saídas de ar verticais, além do console central que abriga os comandos do sistema de som ou central multimídia e do ar-condicionado. Os painéis de porta contam com detalhe em couro nos apoios de braço, mas são predominantemente em plástico e oferecem um detalhe que pode ser usado como puxador. Há também espaço suficiente para quatro adultos e uma criança, todos com cinto de três pontos e apoio de cabeça; além de Isofix.

Tracionando Nissan-Kicks-2017-12-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Já o Kicks conta com um painel que destaca a central multimídia que parece flutuar na peça. No entanto, poderia ter outro tipo de saída de ar nas extremidades; já que as peças usadas nestes locais exibem um ar mais pobre. Todavia, além do couro no painel, há detalhe com o mesmo material no apoio de braço das portas. E por falar em apoio de braço, o Nissan fica devendo o item no console central; algo indispensável em um carro com câmbio automático.

No Nissan, quatro adultos e uma criança viajam com conforto; também com cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos, afora o Isofix.

Tracionando hyundai-creta-4-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – equipamentos

Confira abaixo os itens de série do Hyundai Creta:

Hyundai Creta Attitude 1.6 MT/AT 2017: equipado de série com airbags frontais; freios ABS com EBD; Isofix; monitoramento de pressão dos pneus; vidros, travas e retrovisores elétricos; limpador e desembaçador do vidro traseiro; cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes; alarme periférico; sistema stop & go; faróis com função welcome e escort; retrovisores com luzes indicadoras de direção; banco do motorista com ajuste de altura; volante ajustável em altura e profundidade; banco traseiro bipartido e rebatível; sistema de som com rádio AM/FM, entradas USB, auxiliar e para iPod e conexão Bluetooth; volante multifuncional; rodas de liga-leve aro 16; direção elétrica; computador de bordo; chave canivete com telecomando; entre outros.

Hyundai Creta Pulse 1.6 MT 2017: inclui controle eletrônico de estabilidade (ESP); controle de tração (TCS); gerenciamento de estabilidade (VSM); assistente de partida em rampa (HAC); sinalização de frenagem de emergência (ESS); faróis de neblina; sensor de estacionamento traseiro; portas com acabamento em tecido e revestimento em couro nos apoios de braço das portas e central.

Hyundai Creta Pulse 1.6 AT 2017: oferece também rodas diamantadas de 17 polegadas; grade frontal com acabamento cromado e controle de cruzeiro com comandos no volante.

Hyundai Creta Pulse 2.0 AT 2017: agrega de luzes diurnas de LED; faróis com iluminação lateral Cornering Light; faróis com projetor; luz de posição em LED; saída de ar traseira; vidros elétricos com função one-touch e antiesmagamento e abertura fechamento dos vidros elétricos pela chave.

Tracionando Nissan-Kicks-SL-2017-3-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Hyundai Creta Prestige 2.0 AT 2017: conta ainda com airbags laterais e de cortina; alarme volumétrico; bancos do motorista com ventilação; bancos em couro marrom; volante em couro; painel central em preto/marrom; ar-condicionado automático e digital; smart key e partida por botão; computador de bordo com funções de ajustes do veículo; retrovisores com rebatimento elétrico; faróis com acendimento automático; sistema multimídia blueNAV com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador integrado, Android Auto, Apple CarPlay, entradas USB, auxiliar e para iPod e Bluetooth; volante com novos comandos e câmera de ré dinâmica.

Tracionando hyundai-creta-2017-1-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017
Confira abaixo os equipamentos de série do Nissan Kicks:

Nissan Kicks SV Limited 1.6 CVT 2017: equipado de série com airbags frontais; alarme perimétrico; cinto de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes; controle inteligente de freio-motor (Active Engine Brake); controle inteligente em curvas (Active Trace Control); estabilizador inteligente de carroceria (Active Ride Control); faróis de neblina; Isofix; freios ABS com EBD; sensor de estacionamento traseiro; controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Há também bancos em tecido; ar-condicionado automático digital; banco do motorista com ajuste de altura; assentos dianteiros com tecnologia Zero Gravity; banco traseiro bipartido e rebatível; chave inteligente presencial (I-Key); direção elétrica com assistente variável; volante multifuncional com revestimento em couro e ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos com tela HD de 7 polegadas; vidros elétricos com one touch e antiesmagamento; manopla do câmbio revestida em couro; faróis dianteiros com assinatura em LED; rodas de liga-leve aro 17 com pneus 205/55 R17; retrovisores com indicadores de direção em LED; sistema multimídia NissanConnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Bluetooth, conexão USB e entrada auxiliar para MP3 player/iPod e sistema de som com 4 alto-falantes.

.
Tracionando Nissan-Kicks-SL-2017-1-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Nissan Kicks SL 1.6 CVT 2017: agrega airbags laterais e de cortina; câmera 360º inteligente com imagem integrada ao display de áudio; detector de objetos em movimento (MOD); sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters; bancos com revestimento em couro; faróis com acendimento automático; bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity; tapetes dianteiros, traseiros e do porta-malas em carpete e retrovisores externos Preto Premium para a versão com teto colorido.

 

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – motorização

Sob o capô, o Creta esconde um motor 1.6 litro flex, com bloco e cabeçote de alumínio; comando de válvulas variável Dual CVVT; duplo comando de válvulas DOHC; quatro válvulas por cilindro e sistema de partida a frio “e-start” sem tanque adicional de gasolina; que rende 123 cavalos de potência com gasolina e 130 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 16 e 16,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Junto a ele está um câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.

O Hyundai é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e tem velocidade máxima de 172 km/h; com consumo de 7,6 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol e 10,4 e 11,7 km/l com gasolina. Já o Creta 1.6 AT atinge os 100 km/h em 12 s e alcança a mesma máxima, com 7,1 e 8,2 km/l com etanol e 10,1 e 11,3 km/l com gasolina.

.

Outro propulsor oferecido na linha do Creta é o 2.0 litros flex, que consegue gerar 156 cv de potência na gasolina e 166 cv no etanol, a 6.200 rpm, e 19,1 e 20,5 kgfm de torque, a 4.700 rpm. Ele usa exclusivamente a transmissão automática de seis velocidades.

Tracionando hyundai-creta-2017-6-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017

Segundo dados da marca, o crossover vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e alcança velocidade máxima de 188 km/h. Já o consumo é de 6,9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol e 10 e 11,4 km/l, respectivamente, com gasolina.

Por outro lado, o Nissan Kicks dispõe apenas do motor 1.6 litro flex; com bloco de alumínio; comando de válvulas continuamente variável; comando por corrente e sistema Flex Start, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio. Esta unidade entrega 114 cavalos de potência, a 5.600 rpm; e 15,5 kgfm de torque, a 4.000 rpm. O câmbio é o automático Xtronic CVT (continuamente variável)

A Nissan diz que o Kicks acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge velocidade máxima de 175 km/h. Já o consumo é de 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,4 e 13,7 km/l, respectivamente, com gasolina.

Tracionando Nissan-Kicks-2017-2-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – preços e cores

Confira os preços do Creta:

Creta Attitude 1.6 MT 2017: R$ 72.990
Creta Attitude 1.6 AT 2017: R$ 69.990
Creta Pulse 1.6 MT 2017: R$ 78.290
Creta Pulse 1.6 AT 2017: R$ 85.240
Creta Pulse 2.0 AT 2017: R$ 92.490
Creta Prestige 2.0 AT 2017: R$ 99.490

Confira os preços do Kicks:

Kicks SV Limited 1.6 CVT 2017: R$ 86.490
Kicks SL 1.6 CVT 2017: R$ 93.490

Tracionando hyundai-creta-2017-1-1-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Hyundai Creta 2017

O Hyundai é oferecido nas cores sólidas Branco Polar e Preto Onix e nas metálicas Verde Forest; Vermelho Chilli; Azul Sky; Bronze Terra; Cinza Titanium; Prata Metal; Prata Moonlight e Prata Sand.

Já o Nissan está disponível nas cores Preto Premium; Branco Diamond; Cinza Rust; Cinza Grafite e Prata Classic. Para o modelo SL, há ainda a cor Cinza Grafite com teto contrastante em Sunset Orange (laranja).

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – garantia e revisões

O Creta conta com garantia de cinco anos, sem limite de quilometragem. Por outro lado, o Kicks oferece garantia de três anos, também sem limite de quilometragem. Confira os preços das revisões dos carros:

Plano de manutenção periódica Hyundai Creta 1.6

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 227,00

R$ 495,50

R$ 578,00

R$ 624,50

R$ 399,00

R$ 719,00

Plano de manutenção periódica Hyundai Creta 2.0

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 243,00

R$ 511,50

R$ 594,00

R$ 616,00

R$ 415,00

R$ 735,00

Tracionando Nissan-Kicks-2017-1-750x500 Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático? *Destaque Brasil Crossovers Hyundai Nissan  utilitário-esportivo Kicks japonês Creta coreano comparativo compacto asiático
Nissan Kicks 2017

Plano de manutenção periódica Nissan Kicks 1.6

10 mil km

20 mil km

30 mil km

40 mil km

50 mil km

60 mil km

R$ 410,00

R$ 565,00

R$ 410,00

R$ 565,00

R$ 410,00

R$ 565,00

Hyundai Creta ou Nissan Kicks – veredicto

Você faz a sua escolha! Como deu para reparar, o Hyundai Creta se destaca por oferecer uma gama de versões mais ampla (com opções mais em conta); lista de equipamentos mais recheada na versão topo de linha e, sobretudo, a opção de motorização mais potente. Por outro lado, o Nissan Kicks revida com um visual mais moderno e interior mais refinado; além de apresentar um conjunto mecânico mais econômico.

E aí, qual você levaria para casa?

Hyundai Creta 2017 – galeria de fotos

Nissan Kicks 2017 – galeria de fotos

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Hyundai Creta ou Nissan Kicks: qual é o melhor crossover asiático?

  • Tales

    Me perdoe, mas o site precisa se posicionar quanto ao carro que mais agradou! Sei que opinião é uma coisa bem particular, mas vocês elogiaram o Kicks do começo ao fim, e no final não deram o veredicto?rsrs

    • Tales, elogiamos e criticamos os dois modelos. O Kicks é para aquele que busca por mais economia e um acabamento mais refinado, enquanto o Creta preza pelo conjunto mecânico mais potente e a lista de itens de série mais recheada.
      Logo, o Nissan pode ser bom para um tipo de consumidor, enquanto o Hyundai pode ser para outro tipo de cliente. Então fica complicado definir um vencedor, rs.