Tracionando Honda-WR-V-vs-Honda-HR-V-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V EXL CVT ou Honda HR-V LX CVT: qual comprar?

Embora não seja um legítimo crossover (e sim uma versão mais robusta do Fit), o Honda WR-V conseguiu fazer barulho no segmento de utilitários-esportivos. Entre março e agosto deste ano, o modelo emplacou quase 10 mil exemplares. E além de incomodar os rivais, o WR-V está promovendo uma briga interna com o Honda HR-V; que até então era o único representante da marca na categoria.

Por R$ 83,4 mil, o consumidor consegue levar para casa um WR-V EXL, versão mais cara do carro; que chama a atenção pela lista de equipamentos mais farta. Entretanto, na mesma concessionária o interessado pode se deparar com o HR-V LX com câmbio CVT; que custa R$ 87,9 mil e se sobressai pelo motor mais potente, visual mais harmônico e interior mais bem-acabado.

Mas e aí, qual é a melhor opção? Confira abaixo um breve comparativo entre os dois modelos da Honda.

Tracionando Honda-WR-V-2018-34-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – visual e dimensões

Como citamos acima, o Honda HR-V é mais bem-sucedido quando o assunto é a parte estética. Por se tratar de uma versão do Fit, o WR-V acaba não tendo linhas tão harmônicas assim – a dianteira não conversa com as laterais e a traseira, por exemplo.

O grande trunfo do HR-V em relação ao irmão menor fica por conta, justamente, das linhas mais bem-resolvidas. A dianteira tem faróis espichados, conectados com a grade e a tomada de ar; além do para-choque com alguns vincos. Já as laterais oferecem linha de cintura elevada e maçanetas traseiras embutidas na coluna. A traseira, por sua vez, conta com lanternas que invadem a tampa do porta-malas; interligadas por um detalhe côncavo na tampa. Há ainda rodas de liga-leve de 17 polegadas em dois tons.

Tracionando Honda-HR-V-2017-14-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda HR-V 2018

Já o WR-V tem a parte frontal da carroceria como destaque. Ela é bem desenhada, com capô elevado; faróis que formam conjunto com uma barra em alumínio; tomada de ar na parte inferior e para-choque mais robusto, com detalhes em plástico preto e imitando alumínio. Entretanto, ela seria melhor caso estivesse em outro carro (como no próprio HR-V).

A dianteira acaba sendo um pouco desajeitada quando o carro é visto de lateral, já que as linhas laterais são um tanto quanto mais baixas. Além disso, a traseira traz algumas soluções um tanto quanto estranhas para se diferenciar do Fit. As lanternas, por exemplo, trazem um prolongamento na tampa do porta-malas; esta sem o suporte de placa, que desceu para o para-choque.

Tracionando Honda-WR-V-2018-25-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V 2018

.

O carro traz também plásticos por todos os lados, o que denuncia a tentativa da Honda de conferir ao veículo o visual de um verdadeiro utilitário-esportivo.

Nas dimensões, o Honda HR-V tem 4.294 mm de comprimento; 1.772 mm de largura e 1.586 mm de altura, com entre-eixos de 2.610 mm e porta-malas de 437 litros. Já o Honda WR-V possui 4.000 mm de comprimento; 1.695 mm de largura e 1.599 mm de altura, com entre-eixos de 2.555 mm e porta-malas de 363 litros.

O tanque de combustível do HR-V tem capacidade para 51 litros, enquanto o do WR-V comporta 45 litros. Já o peso é de 1.271 kg e 1.130 kg, respectivamente.

Tracionando Honda-HR-V-2017-16-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda HR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – interior e acabamento

Por dentro, ambos os modelos brilham os olhos dos consumidores por oferecerem o sistema ULT de rebatimento dos bancos; que permite diversas configurações de assentos para acomodar vários objetos no interior.

No entanto, o HR-V leva vantagem pelo acabamento mais esmerado e também pelo painel com desenho mais moderno; ainda mais pelo console central mais elevado. Entre os diferenciais, há acabamento soft-touch na moldura do painel e revestimento em couro no console central; apoio de braço das portas e descansa-braço dianteiro.

Por outro lado, o WR-V conta com alguns detalhes estéticos melhores, como é o caso dos itens imitando alumínio no painel, no volante e nas portas. Além disso, o ambiente acaba sendo mais agradável pela maior oferta de itens de série; o que inclui o sistema multimídia com tela sensível ao toque e o volante revestido em couro, por exemplo.

Tracionando Honda-WR-V-2018-26-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – equipamentos

Entre os itens de série, o WR-V EXL dispõe de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios ABS com EBD; sistema Isofix; encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes; ar-condicionado; direção elétrica; computador de bordo; vidros, travas e retrovisores elétricos e volante multifuncional em couro e com ajuste de altura e profundidade.

Há ainda sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS e Bluetooth; piloto automático; bancos em tecido nas cores preto e laranja ou preto e prata; assentos traseiros reclináveis e bipartidos; banco do motorista com ajuste de altura; luzes de condução diurna em LED; faróis de neblina; retrovisores externos com luz indicadora de direção em LED; câmera de ré; rack de teto e rodas de liga-leve de 16 polegadas.

Tracionando Honda-HR-V-2017-12-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda HR-V 2018

Já o HR-V LX CVT dispõe de airbag duplo frontal; freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; controle eletrônico de estabilidade; controle de tração; assistente de partida em rampas; Isofix; alerta de frenagem de emergência; encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes e sistema de som com Bluetooth e tela LCD de cinco polegadas.

A lista inclui também ar-condicionado; direção elétrica; freio de estacionamento eletrônico com sistema Brake Hold; banco do motorista com regulagem de altura; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade; computador de bordo multifunções; banco traseiro bipartido e reclinável; rodas de liga-leve de 17 polegadas e lanternas traseiras em LED.

Tracionando Honda-WR-V-2018-9-1-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – motorização

Sob o capô, o Honda WR-V esconde um motor 1.5 litro 16V flex de quatro cilindros. Ele rende 115 cavalos com gasolina e 116 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 15,2 e 15,3 kgfm, respectivamente, a 4.800 rpm. Junto a este propulsor está um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) com conversor de torque.

De acordo com dados da marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e tem velocidade máxima de 168 km/h. Já o consumo é de 8,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada com etanol e 11,7 e 12,4 km/l; respectivamente, com gasolina, com nota “A” no teste do Inmetro.

Tracionando Honda-HR-V-2017-23-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda HR-V 2018

Por outro lado, o Honda HR-V oferece um motor mais potente. O carro é equipado com um 1.8 16V flex de quatro cilindros, que gera 139 cavalos de potência com gasolina, a 6.300 rpm, e 140 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 17,3 kgfm, a 4.800 rpm, e 17,4 kgfm, a 5.000 rpm, respectivamente. Na versão LX CVT, ele trabalha com um câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável).

A Honda diz que o carro vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos e alcança velocidade máxima de 175 km/h. O consumo é de 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,5 km/l e 12,1 km/l, respectivamente com gasolina.

Tracionando Honda-WR-V-2018-4-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda WR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – preços e cores


Confira abaixo os preços da linha WR-V e HR-V:

Honda WR-V EX CVT: R$ 79.400
Honda WR-V EXL CVT: R$ 83.400

Honda HR-V LX MT: R$ 80.900
Honda HR-V LX CVT: R$ 87.900
Honda HR-V EX CVT: R$ 94.600
Honda HR-V EXL CVT: R$ 102.900
Honda HR-V Touring CVT: R$ 107.900

O WR-V está disponível em uma cor sólida (Branco Taffeta); duas metálicas (Cinza Barium e Prata Platinum) e três perolizadas (Branco Estrelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio). Já o HR-V pode ser encontrado na sólida Branco Tafetá; metálicas Marrom Júpiter, Prata Platinum e Cinza Barium e perolizadas Vermelho Mercúrio e Preto Cristal.

Tracionando Honda-HR-V-2017-24-750x500 Honda WR-V top ou HR-V de entrada: qual comprar? *Destaque Brasil Crossovers Honda  WR-V HR-V comparativo compactos
Honda HR-V 2018

Honda WR-V EXL ou Honda HR-V LX CVT – qual comprar?

Apesar de ficar devendo alguns equipamentos (como, sobretudo, os airbags laterais e de cortina), o Honda HR-V LX CVT acaba sendo uma opção mais racional que o Honda WR-V EXL. Ele vence pelo visual mais harmônico; interior com acabamento mais esmerado e motorização mais potente. Por outro lado, ele é R$ 4,5 mil mais caro que o irmão menor.

Entretanto, o WR-V EXL é uma opção melhor para quem busca um carro de dimensões menores e preza pela lista de itens de série mais recheada.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

WR-V topo de linha ou HR-V de entrada: qual Honda comprar?

  • Vattt

    Sem dúvida o HR-V, esse WR-V é muito tosco e enfeitado! Mas o HR-V ainda é bem mais caro na versão CVT dai eu iria pra o Kicks que parte de 80.500 na versão S CVT e é muito mais carro que o WMonster-V por mais firulas que ele possa oferecer.

    Acima desses preços:
    kicks SV por 87
    Captur Zen por 86
    e o HR-V LX por 88
    Ai sim onde o bicho pega nas opções!!

    • Vattt, boas escolhas. Por esse preço, é melhor levar um Kicks ou um Captur mesmo. São modelos mais bem equipados, sobretudo na questão da segurança.