GM comemora 12 milhões de motores produzidos no complexo de São José dos Campos (SP)
GM comemora 12 milhões de motores produzidos no complexo de São José dos Campos (SP)

O complexo industrial da General Motors, em São José dos Campos (SP), comemorou recentemente a marca de 12 milhões de motores produzidos. A unidade da GM, inaugurada em 10 de março de 1959, foi a responsável pela produção do primeiro motor Chevrolet no território nacional; e atualmente é responsável pela montagem da picape média S10, com motores 2.5 Ecotec flex e 2.8 turbodiesel, e o SUV Trailblazer, com o 3.6 V6 a gasolina e o 2.8 turbodiesel.

São 2,7 milhões de metros quadrados de área total e 500 mil m² de área construída. Neste local, há seis fábricas: uma de comerciais leves (linha da picape S10 e do utilitário esportivo Trailblazer); duas de motores; uma de transmissões; uma estamparia e uma linha de injeção e pintura de peças plásticas.

A planta da GM tem capacidade para produzir aproximadamente 100 transmissões e 88 motores, em média, por hora. Ao todo, são cerca de 2,8 mil unidades por dia ou 61,6 mil por mês, entre motores e transmissões. Por ano, o volume de produção supera as 618 mil unidades.

“O Complexo Industrial de São José dos Campos teve significativa importância para a região do Vale do Paraíba, tendo contribuído para seu crescimento econômico, registrando grandes marcas em sua trajetória”, disse Marcos Munhoz, vice-presidente da GM no Brasil.

Hoje, além do complexo de São José dos Campos, a General Motors conta com os complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos. Há ainda unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio); Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados e uma linha voltada aos produtos de exportação – CKD – Completely Knocked Down); Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP; além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

GM celebra 12 mi de motores em São José dos Campos

Avalie esta publicação