Ford EcoSport Storm 2018
Ford EcoSport Storm 2018

Antecipado há duas semanas pelo Tracionando, o novo Ford EcoSport Storm 2018 acaba de ser apresentado de forma oficial. O novo modelo estreia como a opção mais “aventureira” da linha; com direito a penduricalhos estéticos na carroceria; decoração diferenciada no interior e, sobretudo, sistema de tração 4WD. A versão Storm tem como base a configuração Titanium e estará disponível nas concessionárias a partir de fevereiro pela bagatela de R$ 99.990; ou cerca de R$ 3 mil mais caro que sua variante de base.

No visual, o Ford EcoSport Storm 2018 se diferencia das demais versões pela grade frontal com novo layout interno e o nome da versão escrito por extenso; faróis com máscara negra; proteção inferior do para-choque na cor cinza; moldura nas caixas de roda; adesivo nas portas; capa dos retrovisores e maçanetas na cor preta; barras longitudinais de teto; rodas exclusivas de 17 polegadas; lanternas escurecidas e estepe com proteção exclusiva.

O interior recebe revestimento em couro nos bancos e no volante; além de detalhes de acabamento na cor laranja nos painéis de porta e no console central. Há também o nome do modelo estampado nos encostos dos bancos dianteiros.

Ford EcoSport Storm 2018
Ford EcoSport Storm 2018

A lista de equipamentos segue a mesma linha do EcoSport Titanium. Há sete airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; sistema anti capotamento; piloto automático; câmera de ré; trio elétrico; volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e banco do motorista com regulagem de altura.

Há também ar-condicionado automático; teto solar elétrico; sistema SYNC 3 com Android Auto e Apple CarPlay; direção elétrica; monitoramento da pressão dos pneus; sensor de estacionamento traseiro; sensores de luz e chuva; retrovisor interno eletrocrômico; chave keyless; partida por botão; painel de instrumentos com computador de bordo colorido, entre outros.

A respeito da mecânica, a principal novidade fica por conta da tração nas quatro rodas; que se difere do sistema usado na linha anterior por ser totalmente automático. A tração integral é permanente e consegue controlar a transferência de torque entre as rodas dianteiras e traseiras conforme a demanda – no antigo havia um botão seletor.

Ford EcoSport Storm 2018
Ford EcoSport Storm 2018

O motor é o 2.0 litros 16V flex com injeção direta de combustível, que é capaz de entregar 170 cv com gasolina e 176 cv com etanol; e torque de 20,5 kgfm e 22,5 kgfm, respectivamente. Junto a ele está também o câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque e paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha.

O conjunto inclui ainda bitola (distância entre as rodas) mais largas; sistema de suspensão com amortecedores com 17 mm a mais de curso, molas recalibradas e buchas específicas e direção elétrica com calibração exclusiva. A Ford diz que essas alterações renderam uma melhoria de 15% na absorção de impactos de buracos e 40% no nível de vibração do volante. Decepciona, porém, por manter os pneus para uso urbano.

Ford EcoSport Storm 2018
Ford EcoSport Storm 2018

Todas essas alterações renderam um aumento de peso de significativos 110 kg; elevando o peso final para 1.469 kg. Isso influenciou diretamente no consumo: segundo o Inmetro, o EcoSport Storm entrega consumo de 6,1 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol e 8,8 e 12 km/l, respectivamente, com gasolina.

O Ford EcoSport Storm 2018 estará disponível nas cores Marrom Trancoso; Branco Ártico; Prata Dublin e Preto Bristol.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Ford EcoSport Storm estreia com tração 4×4 por R$ 100 mil