Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

O Ford EcoSport, introduzido no mercado brasileiro em 2003, foi o responsável por inaugurar o segmento de crossovers compactos de passeio. O modelo nada mais era (ou ainda é) que um “Fiesta de salto alto”, com carroceria exclusiva e uma série de atributos capazes de atrair quem busca por um carro diferenciado; como a maior distância em relação ao solo e melhores ângulos de ataque e saída. Ou seja, ideal para enfrentar os buracos e valetas encontrados em praticamente todas as ruas do território nacional.

Todavia, de um tempo para cá, o EcoSport começou a ter uma vida um tanto quanto complicada, mesmo após o lançamento da sua segunda geração, em 2012. O lançamento de modelos como Honda HR-V e Jeep Renegade rebaixou o utilitário-esportivo da Ford da primeira para a quinta posição nas vendas da categoria (números da Fenabrave de janeiro de 2017). Portanto, já está mais do que na hora da Ford se mexer para voltar a vender bem.

A atual geração do Ford EcoSport se prepara para receber suas primeiras mudanças profundas, que se resumem a um visual mais agressivo e, principalmente, um interior mais moderno. A nova linha do crossover compacto foi apresentada no Salão de Los Angeles, em novembro do ano passado, e chegará ao mercado brasileiro no final do primeiro semestre deste ano.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-10-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 – visual

Como já era de se esperar, o novo EcoSport adotou formas inspiradas nos últimos lançamentos da Ford. As principais alterações estão na dianteira da carroceria. Lá, o carro recebeu faróis com formato levemente alterado; nova grade octogonal com dois filetes horizontais e para-choque com desenho mais limpo, destacando as luzes de neblina nas extremidades.

Nas laterais, a novidade fica por conta apenas das rodas de liga-leve, que receberam novos desenhos, variando de acordo com a versões de acabamento. Por fim, na traseira, o carro passa a contar com um para-choque redesenhado, com refletores vermelhos nas extremidades e um aplique em plástico cinza na parte central.

O modelo das fotos não conta com o estepe preso na tampa do porta-malas, já que se trata da versão a ser destinada para outros mercados, como a Europa. No entanto, no Brasil, o carro vai manter o estepe externo.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-10-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-7-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 – interior

Este é um dos principais pontos da nova linha do crossover da Ford. O painel do modelo foi praticamente todo redesenhado, com destaque para o novo console central; que agora abriga no topo uma tela sensível ao toque ao estilo “flutuante” do sistema de entretenimento SYNC 3 e as saídas do ar-condicionado logo abaixo; além dos comandos do ar-condicionado e a alavanca do câmbio.

Outro destaque fica por conta do novo volante multifuncional, o mesmo já usado no Focus, com direito a revestimento em couro; comandos do computador de bordo, controle de cruzeiro e sistema de som; e acabamento na cor preta. Há ainda um novo painel de instrumentos, que destaca um display digital colorido no centro.

De resto, o Ford EcoSport 2018 segue a mesma linha do anterior. O acabamento é predominantemente em plástico, com detalhes em alumínio e preto brilhante.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-10-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-7-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-6-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 – equipamentos

Ainda não se sabe quais equipamentos serão ofertados na linha do novo EcoSport. Porém, lá fora, o carro dispõe de sistema multimídia SYNC 3 com Apple CarPlay, Android Auto; navegador GPS; reconhecimento de comandos de voz e tela sensível ao toque de oito polegadas com reconhecimento de movimentos tipo pinça (ao estilo de smartphones); bancos dianteiros com aquecimento; sistema de som B&O Play (uma marca da Harman) com 10 alto-falantes e 675 watts de potência; duas portas USB para recarregar smartphones; tomada de 110V;

A lista inclui ainda detector de pontos cegos; alerta de tráfego cruzado; teto solar elétrico; luzes diurnas de LED; retrovisor interno fotocrômico; bancos em couro; sensor de chuva e de luminosidade; sistema de gerenciamento de carga no porta-malas (com um organizador e três posições diferentes); sistema start/stop; seis airbags; controles de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, entre outros.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-10-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-7-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-6-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-8-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 – motorização

O novo Ford terá ainda mudanças na gama de motores. Atualmente, o carro é oferecido com um 1.6 litro Sigma flex de quatro cilindros, que consegue desenvolver 126 cavalos de potência com gasolina e 131 cv com etanol, a 6.000 rpm; e torque de 15,3 e 16,1 kgfm, respectivamente, a 4.750 rpm, associado a um câmbio manual de cinco marchas ou automatizado PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.

Há também o 2.0 litros Duratec flex de quatro cilindros, capaz de gerar 141 cv com gasolina e 147 cv com etanol, a 6.250 rpm, e 18,9 e 19,7 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm; com uma transmissão manual ou PowerShift, ambas de seis marchas, e opção de tração 4WD.

A nova linha do Ford EcoSport contará com o inédito 1.5 litro Dragon flex de três cilindros, com 12 válvulas (quatro por cilindro), que vai substituir o atual 1.6 litro. Este propulsor deverá gerar a mesma potência e torque do atual, mas com menores consumo de combustível e emissão de poluentes. Ele trará bloco e cabeçote em alumínio e comando de válvulas variável.

O outro será o mesmo 2.0 Duratec, mas com direito a injeção direta de combustível, seguindo o padrão do Focus. Com isso, ele passará a desenvolver 175 cv com gasolina e 178 cv com etanol, a 6.500 rpm, e 21,5 kgfm e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm; fazendo do EcoSport o crossover compacto mais potente disponível no mercado brasileiro.

Porém, ainda não há informações se a Ford vai manter o PowerShift, alvo de críticas e problemas graves.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-13-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-10-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-7-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-6-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-8-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil   Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-24-1024x683 Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover *Destaque Brasil Crossovers Ford  tudo sobre reestilização linha 2018 EcoSport detalhes crossover compacto Brasil
Ford EcoSport 2018

Ford EcoSport 2018 – preços

Como o EcoSport 2018 ainda não foi lançado no mercado nacional, os preços ainda são uma incógnita. Todavia, é de se esperar que o novo modelo mantenha praticamente os mesmos valores praticados na linha do atual, já que aumento de preços poderia implicar em vendas ainda mais baixas do carro, mesmo após a reestilização.

Confira os preços do EcoSport 2017:

EcoSport SE Direct 1.6 AT: R$ 68.690 (para PcD)
EcoSport SE 1.6: R$ 72.800
EcoSport SE 1.6 AT: R$ 78.800
EcoSport Freestyle 1.6: R$ 80.300
EcoSport FreeStyle 1.6 AT: R$ 84.150
EcoSport FreeStyle Plus 1.6 AT: R$ 84.150
EcoSport FreeStyle 2.0 4WD: R$ 91.000
EcoSport Titanium 2.0 AT: R$ 93.550

Ford EcoSport 2018 – galeria de fotos

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Ford EcoSport 2018: saiba o que esperar do novo crossover