Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-9-750x500 Ford EcoSport 2018 vai estrear motor 1.5 de três cilindros e 137 cv Brasil Crossovers Ford  utilitário-esportivo três cilindros motor linha 2018 EcoSport compacto
Ford EcoSport 2018

O novo Ford EcoSport 2018 já está pronto para o mercado brasileiro e deve ser lançado por aqui em junho. Além do visual retocado e do interior mais bem-acabado, o novo crossover compacto vai estrear o inédito motor 1.5 Dragon flex de três cilindros; para ocupar o lugar do atual 1.6 Sigma. Este novo propulsor acaba de ser anunciado pela Ford e surpreende pelos números de potência e torque.

A nova unidade entra na onda do downsizing, que visa diminuir a cilindrada e aumentar a potência; mas com menor consumo de combustível e emissões de poluentes. Trata-se do mesmo propulsor 1.5 EcoBoost utilizado na nova geração do Fiesta no mercado europeu; mas sem turbocompressor e injeção direta de combustível. Ele tem menos atrito interno; peso mais baixo e é 10% menor que um quatro cilindros equivalente.

Segundo a Ford, o novo 1.5 Dragon de três cilindros consegue desenvolver 137 cavalos de potência, ou 91,5 cv por litro (a maior entre os aspirados no País); e torque de 16,2 kgfm. Para efeito de comparação, o 1.6 Sigma é capaz de gerar 135 cv e 16,7 kgfm quando abastecido com etanol.

Tracionando Ford-EcoSport-2018-site-9-750x500 Ford EcoSport 2018 vai estrear motor 1.5 de três cilindros e 137 cv Brasil Crossovers Ford  utilitário-esportivo três cilindros motor linha 2018 EcoSport compacto   Tracionando Ford-motor-1.5-Dragon-6-750x500 Ford EcoSport 2018 vai estrear motor 1.5 de três cilindros e 137 cv Brasil Crossovers Ford  utilitário-esportivo três cilindros motor linha 2018 EcoSport compacto
Motor 1.5 Dragon da Ford

O propulsor é dotado de bloco de alumínio; coletor de escape integrado ao cabeçote; comando duplo variável; vela de ignição centralizada; bobina de ignição individual; bomba de óleo variável; válvulas com tuchos hidráulicos; eixo traseiro com mancais hidrodinâmicos; sincronização por correia imersa em óleo e balancins roletados. Há também tampa frontal com coxim integrado.

Dados de consumo ainda não foram divulgados, mas a Ford afirmou que o 1.5 Dragon será 5% mais econômico que o 1.6 Sigma. Para se ter uma ideia, o atual 1.6 entrega 10,2 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada.

Mais detalhes a respeito do novo propulsor serão revelados em breve.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Ford EcoSport 2018 vai estrear motor 1.5 de três cilindros e 137 cv