
Para fechar o ano de 2017 com chave de ouro, o mês de dezembro foi positivo para boa parte dos crossovers e SUVs comercializados no mercado brasileiro. No geral, foram 204.691 automóveis e comerciais leves emplacados no último mês do ano anterior; com crescimento de 2,9 por cento em relação ao mesmo mês de 2016. Para se ter uma ideia, o líder do segmento emplacou mais de 5,1 mil unidades.
O crossover mais vendido em dezembro foi o Jeep Compass; que mesmo com o preço superior a R$ 105 mil na versão de entrada não conseguiu intimidar os modelos compactos que costumam partir de aproximadamente R$ 75 mil ou R$ 80 mil. Ele desbancou o Hyundai Creta, que se posicionou em segundo lugar com uma desvantagem de apenas 22 exemplares frente ao Compass. O Jeep teve alta de 11,8%, enquanto o Hyundai cresceu 22,5 por cento.

Já o terceiro lugar foi ocupado pelo Honda HR-V, com 4.267 unidades e crescimento de 4,2 por cento. Na quarta posição aparece o Nissan Kicks, com 3.713 vendas; porém com uma queda de 8,1 por cento. Por fim, fechando o top 5, o Jeep Renegade ficou com 3.345 unidades e diminuição de 2,3% em relação ao mês de novembro.
Nos demais destaques, o Chevrolet Tracker surge com crescimento de expressivos 74,3 por cento; o que resultou em 2.074 unidades vendidas. Já o Renault Captur teve alta de 26,1%, com 2.105 vendas. O premium BMW X1 também teve um bom crescimento, de 43,2%, totalizando 567 exemplares.

Do lado dos SUVs, o Toyota SW4 seguiu na liderança, com 1.240 modelos emplacados e alta de 11,5%. Já o seguindo lugar da categoria ficou com o Chevrolet Trailblazer, que vendeu 298 unidades e teve crescimento de 34,8%.
Confira abaixo o ranking dos modelos mais vendidos em dezembro de 2017:
Posição | Modelo | Unidades emplacadas |
1º | Jeep Compass | 5.121 |
2º | Hyundai Creta | 5.099 |
3º | Honda HR-V | 4.267 |
4º | Nissan Kicks | 3.713 |
5º | Jeep Renegade | 3.345 |
6º | Ford EcoSport | 3.193 |
7º | Renault Captur | 2.105 |
8º | Chevrolet Tracker | 2.074 |
9º | Renault Duster | 1.930 |
10º | Honda WR-V | 1.378 |
11º | Toyota SW4 | 1.240 |
12º | Hyundai ix35 | 972 |
13º | Peugeot 2008 | 826 |
14º | BMW X1 | 567 |
15º | Hyundai Tucson | 537 |
16º | Mitsubishi ASX | 503 |
17º | JAC T40 | 482 |
18º | Volkswagen Tiguan | 477 |
19º | Chevrolet Equinox | 420 |
20º | Audi Q3 | 390 |
21º | Kia Sportage | 380 |
22º | Land Rover Discovery | 368 |
23º | Mercedes-Benz GLA | 341 |
24º | Lifan X60 | 341 |
25º | Chevrolet Trailblazer | 298 |
26º | Volvo XC60 | 249 |
27º | Mitsubishi Pajero | 209 |
28º | Mitsubishi Outlander | 202 |
29º | Range Rover Evoque | 197 |
30º | Suzuki Vitara | 187 |
31º | Peugeot 3008 | 182 |
32º | Troller T4 | 165 |
33º | JAC T5 | 129 |
34º | Mercedes-Benz GLC | 112 |
35º | Toyota RAV4 | 104 |
36º | Audi Q5 | 98 |
37º | Jaguar F-Pace | 73 |
38º | Volvo XC90 | 68 |
39º | Subaru Forester | 53 |
40º | Mercedes-Benz GLE | 50 |