Tracionando Fiat-Toro-Volcano-12-750x500 Carros a diesel podem ser proibidos na cidade de São Paulo *Destaque Brasil Mercado  São Paulo ônibus diesel caminhões
Fiat Toro diesel

Uma realidade até no segmento de crossovers e SUVs; os veículos movidos a diesel podem ser barrados na cidade de São Paulo (SP). Pelo menos é o que deseja o vereador Antonio Donato (PT) através do Projeto de Lei (PL) 643/2017; que quer proibir a circulação de veículos movidos a diesel e também restringir a venda do combustível.

De acordo com estudos, aproximadamente quatro mil pessoas morrem todos os anos em São Paulo em decorrência de doenças causadas por poluição. Atualmente a maior parte da frota de veículos que circula na capital paulista é composta por veículos movidos a etanol e gasolina; mas Donato enxerga um incremento nos modelos movidos a diesel circulando nas vias, devido à estratégia da indústria automobilística de “disfarçar carros de passeio como se fossem utilitários”.

O vereador diz ainda que a capital paulista concentra um grande número de caminhões e ônibus que circulam diariamente na cidade. Estes modelos são predominantemente movidos a diesel, o que aumenta ainda mais a poluição.

Caso seja aprovado, o novo projeto de lei de Donato deve começar a valer em 2023 para veículos de passageiro e de utilitários mistos; além de veículos de transporte de pequeno porte, como vans, micro-ônibus e VUCs.

Tracionando Jeep-Compass-2017-66-750x500 Carros a diesel podem ser proibidos na cidade de São Paulo *Destaque Brasil Mercado  São Paulo ônibus diesel caminhões
Jeep Compass 2017

No entanto, a partir de 2025 a medida será válida também para caminhões e ônibus fabricados antes de 2009. Há exceção, porém; para ônibus e caminhões que atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P6” do Proncove (Programa de Controle de Emissões Veiculares). Já partir de 2030 o governo local deve proibir a circulação de todos os veículos pesados movidos a diesel; que não atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase “P7” do Proncove.

Já a restrição da venda do diesel em São Paulo pode acontecer a partir de 2020. A intenção é reduzir gradativamente os “gases nocivos à saúde do paulistano”.

O projeto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados; e, se aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito João Doria.

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Carros a diesel podem ser proibidos na cidade de São Paulo