Audi Q8 Sport Concept
Audi Q8 Sport Concept

A Audi é uma das fabricantes que estão investindo fortemente no segmento de utilitários-esportivos. Para até 2019, a empresa alemã prepara o lançamento de dois novos modelos para a categoria. Tratam-se dos novos Q4 e Q8; o primeiro um crossover cupê e o segundo, um carro para o ser o topo de linha entre os utilitários.

“Vamos integrar dois modelos completamente novos à linha Q para aumentar nossa competitividade neste que é um segmento extremamente importante”; disse o membro do conselho de administração da Audi, Hubert Waltl.

O primeiro a ser lançado será o novo Audi Q8, para enfrentar BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupé. A novidade, que já foi exibida como um conceito no último Salão do Automóvel de Detroit; será o crossover mais refinado da linha da montadora. De acordo com o divulgado, o modelo vai combinar “grande espaço com design emotivo” e terá “as mais recentes tecnologias em sistemas de assistência e entretenimento”.

Audi Q8 Concept
Audi Q8 Concept

Pelo menos por enquanto, ainda não há muitos detalhes a respeito do novo Q8. Todavia, é praticamente certo que o carro vai dispor de uma série de recursos tecnológicos, como painel de instrumentos digital e diversos comandos sensíveis ao toque; além de tecnologias de condução autônoma. Os motores serão os TFSI e TDI – modelos híbridos também são considerados.

Por outro lado, o novo Audi Q4 será um modelo menor, que deve enfrentar modelos como BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé. No entanto, o automóvel ainda não foi mostrado nem como conceito; embora deva seguir praticamente a mesma receita aplicada no TT Offroad Concept, apresentado pela marca das quatro argolas há cerca de três anos.

Audi TT Offroad Concept 2014
Audi TT Offroad Concept 2014

Na gama da empresa, o Q4 vai preencher a lacuna existente entre o Q3 e o Q5. Ao que tudo indica, o carro será construído a partir da plataforma MLB, a mesma usada pelo Q5; além de motores a gasolina e diesel. Espera-se ainda por um interior com acabamento refinado e uma série de equipamentos tecnológicos e de condução semiautônoma.

O novo Audi Q8 será construído na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, a partir do próximo ano. Já o Audi Q4 sairá a partir de 2019 da linha de produção de Gyor, na Hungria, já responsável pela montagem dos atuais A3 e TT.

Audi TT Offroad Concept 2014
TT Offroad Concept 2014

Acompanhe o Tracionando também no Facebook, no Twitter e no Instagram!

Audi prepara dois novos crossovers para até 2019